Release
Tuia "Reverso Folk"
O show de lançamento no Bourbon Street em São Paulo, traz as duas gerações do Folk e Rock rural, se unindo e dando continuidade a esse legado da música brasileira. Um dos pilares desse movimento brasileiro participam do show, Zé Geraldo, Tavito e Guarabyra. Juntamente com novos nomes da cena brasileira, como os mineiros Landau, Péricles Garcia, os pantaneiros do duo "Filhos dos Livres" (Guga Borba e Guilherme Cruz), o gaúcho Gustavo Telles, Allison Lima do interior de São Paulo Campinas (filho do cantor Chitãozinho da dupla com Xororó), o violeiro paulista Ricardo Vignini do Moda de Rock, Francis Rosa e Paulo Garcia também do interior de São Paulo entre outros.
O folk dá a prova que está mais vivo do que nunca e não é um "fenômeno" exclusivo atual da capital paulistana, pois floresce em todo Brasil. Canções do disco novo de Tuia e do repertório "clássico" farão parte do show, como "Senhorita", "Sobradinho" e "Rua Ramalhete".
Cantor e compositor, vindo do Vale do Paraíba - interior de São Paulo - Tuia despontou nos anos 90 com a banda Dotô Jéka.
Surgida em 1993, com uma proposta ousada e inovadora de misturar rock com música caipira, a banda DOTÔ JÉKA se destacou pela sua originalidade. Seu primeiro trabalho, que contou com o mesmo produtor dos RAIMUNDOS, foi lançado pela gravadora VIRGIN/EMI. Após várias apresentações em programas como: XUXA HITS, JÔ SOARES ONZE E MEIA , PROGRAMA LIVRE, entre outros, alcançou os primeiros lugares nas rádios do interior de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Nordeste. A versão de ROMARIA de Renato Teixeira (que participou do CD) e acabou ganhando também um clipe na MTV com diversas matérias na imprensa escrita, em destaque a revista BILLBOARD americana.
Em 2011 lançou seu primeiro trabalho solo em CD/DVD "Tuia ao vivo" que ficou entre os 20 mais vendidos pela Tratore (distribuidora independente), tendo destaque a música "O CÉU" nas rádios do Nordeste e Minas Gerais.
Veio em 2013 o disco de estúdio "Jardim Invisível", que trazia uma versão mais intimista e leve do seu folk rock e fez com que Tuia conseguisse fazer uma turnê nacional com êxito, de maneira independente, nos moldes da canção estradeira de Renato Teixeira "Amanheceu peguei a viola enfiei na sacola e fui viajar..."
Agora 2016 Tuia lança seu novo disco "Reverso Folk" (pela primeira vez por uma grande gravadora a Sony music). Produzido em São José dos Campos (interior de SP) e São Paulo, o disco vem com esse tom natural rural urbano, mas que sai do caminho das raízes e dos novos "indies folks", mantendo uma identidade mais "pop" e "brasileira".
"Reverso" significa uma volta aos textos poéticos a serviço da melodia e esteticamente soa quase como uma "subversão" ao folk tradicional, deixando um pouco de lado o ícone Bob Dylan e trazendo a tona os "mestres" do folk brasileiro como Zé Geraldo em "Ainda a mosca" que traz uma referência "Raul Seixista", Tavito com "Vermelho coração" mostra o lado mineiro cancioneiro e "Flor" com Guarabyra, convida a todos para uma "nova velha" viagem de volta a estrada dos amores rurais...O primeiro single "A Cor do dia" está na programação da rádio Nova Brasil FM.