Release
O jovem pianista, compositor e cantor pernambucano Zé Manoel que vem colhendo belos (e justos) elogios a seu trabalho, se apresenta pela primeira vez no JazzB ao lado do violoncelista baiano Filipe Massumi, do baterista paulista Sérgio Reze, além da participação especial da sanfoneira Lívia Mattos. O repertório passará pelas canções dos dois discos do pianista, além de releituras de canções de outros compositores.
Em 2015 o jovem pianista pernambucano Zé Manoel lançou seu último álbum, o disco ‘Canção e Silêncio’, com patrocínio do Natura Musical e produção musical de Carlos Eduardo Miranda e Kassin. Com edição japonesa pelo selo Core Port, o álbum esteve nas principais listas de melhores do ano de 2015 no Brasil e no Japão. O show de lançamento contou com a direção do diretor pernambucano João Falcão e ocorreu em João Pessoa, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Como muito bem apontou o jornalista, cronista, pesquisador de música popular José Teles, Zé nasceu em Petrolina, onde são onipresentes as águas do “Velho Chico”, e é morador no Recife, cidade entrecortada de rios e que tem o mar como ponto de confluência - sendo assim, Zé Manoel não tinha como não fazer das águas, doce e salgada, seu referencial em canções, melodias e arranjos que apoderam-se do ouvinte como o rio São Francisco inundando terras ribeirinhas, lenta e inexoravelmente.
“Há uma história central que serve de roteiro para toda a escuta do disco. É uma história real de um pescador da cidade de Olinda, que ao se deparar com a morte e desaparecimento no mar, do seu filho, também pescador, depois de tentativas frustradas de resgate pelos bombeiros, resolve armar a sua rede e com toda sua experiência e sabedoria de homem do mar, consegue pesca-lo”, comenta Zé Manoel.
Com Zé Manoel (piano e composições), Filipe Massumi (violoncelo), Sergio Reze (bateria) e participação especial de Lívia Mattos (sanfona).