![](https://scontent.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/18010519_10159061130060643_4189684792822434872_n.jpg?oh=b2ad38e65337dcbe20e31044dbbbdba1&oe=59815454)
Release
Semana MáriOswald: https://www.facebook.com/events/1914128465491661/
Na última semana de abril, o Centro Cultural São Paulo apresenta uma programação especial que destaca as personalidades de Mário de Andrade e Oswald de Andrade e a influência da obra e do pensamento de ambos para a cultura nacional até os dias atuais. O evento contará com rodas de conversa, mostra de filmes, exposição, apresentações musicais e espetáculos de teatro e dança.
> Teatro: Manuela
Manuela é o nome dado por Mário de Andrade à sua máquina de escrever, em homenagem ao escritor Manuel Bandeira. Manuela é a companheira que participa do comprometimento do escritor com as questões brasileiras. Questões que passaram pelo olhar de um artista diverso, preocupado em constatar e revelar o modo de ser do homem brasileiro.
No espetáculo a máquina ganha vida por meio da narrativa e da música, embalada pelo seu encantamento frente à vida e à obra do escritor. Manuela traz para a cena, com lirismo na narrativa, os segredos poéticos desse que será sempre um dos mais destacados intelectuais brasileiros. Em sua estrutura, 19 canções executadas ao piano acompanham a história que apresenta a viagem etnográfica do escritor pelo Nordeste do Brasil, as Missões de Pesquisas Folclóricas de 1938, registradas no livro O turista aprendiz, os trechos da rapsódia de Macunaíma, os poemas comprometidos de Pauliceia desvairada, seu exílio no Rio de Janeiro e a teoria literária presente na sua correspondência com Drummond e Manuel Bandeira. Histórias reais e narrativa fictícia da companheira. Manuela propõe o encontro com esse brasileiro que está presente em nossas formações intelectual e pedagógica. Em 2016 Manuela foi apresentado em 11 Bibliotecas públicas da cidade de São Paulo e em outras tantas escolas do ensino médio e foi de grande importância na aproximação de alunos e leitores do Mário de Andrade existente nos livros, um dos precursores do modernismo brasileiro e autor de Macunaíma, desmistificando a figura do escritor difícil. Manuela acende uma lâmpada e aproxima o espectador da importante diversidade presente na trajetória de Mário de Andrade.
Direção e dramaturgia: VeraLamy - direção musical: Lincoln Antonio - elenco: Vera Lamy e Lincoln Antonio - produção: Fernanda Rapisarda e Vera Lamy
12 anos - 75min - Sala Jardel Filho (321 lugares)
grátis - a bilheteria será aberta duas horas antes do início da apresentação para a retirada de ingressos, que não estarão disponíveis pela internet - cada pessoa poderá retirar um par
> Confira a programação completa da Semana MáriOswald no site do #CCSP: https://goo.gl/LfpXE8