Centro Cultural São Paulo

25 abr 2017
17:00
São Paulo – SP

Release

Mário Cinéfilo
de 25 a 30 Abril 2017

A mostra Mário Cinéfilo busca desvendar uma das inúmeras facetas do escritor Mário de Andrade através de seu trabalho como crítico de cinema baseado em suas publicações na revista Klaxon. Em 1922 artistas da semana de arte moderna se reuniram para realizar a revista Klaxon - Mensário de Arte Moderna. Com suas edições mensais a revista teve uma vida curta iniciada em maio de 1922 e finalizada em janeiro de 1923 totalizando 9 edições. Nela os artistas publicavam crônicas, artigos sobre o mundo da arte, críticas literárias e críticas de cinema. Apesar de não haver nenhum representante cineasta, o cinema sempre foi uma forte influência para os modernistas e dentre os colaboradores da revista cabia ao cinéfilo, Mário de Andrade, a coluna referente à cinema. Pioneiro na crítica cinematográfica brasileira, Mário não escondia sua fixação por Carlitos (Chaplin) e chegou a escrever sobre grandes diretores do cinema mudo como D.W. Griffith e Eric von Stroheim. A mostra irá exibir os filmes citados por Mário com alguns filmes exibidos em formato 16mm, além de homenagear as adaptações cinematográficas de suas histórias publicadas. Será presente no catálogo as poucas críticas que o artista escreveu na revista. Junto à mostra exibiremos a louca biografia de Oswald de Andrade, O Homem do Pau-Brasil, filmado por Joaquim Pedro de Andrade e a peça O Rei da Vela em 16mm dirigida por Zé Celso.

Sinopses:

O Garoto
Diretor: Charles Chaplin
The Kid, EUA, 1921, 50min
Com Charles Chaplin, Jackie Coogan, Edna Purviance
Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que, quando descobrem o menino, o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada, um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra a criança. Inicialmente, o homem quer se livrar dele, mas diversos fatores sempre o impedem e, gradativamente, ele passa a amá-lo. Enquanto isso, a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado, pensa que nunca mais verá sua criança.

Esposas Ingênuas
Diretor: Eric von Stroheim
Foolish Wives, EUA, 1922, 117min
Com Maude George, Mae Busch, Miss Dupont
O falso conde russo Karanzim vive em Monte Carlo com seus primos e se sustenta do dinheiro que ele recebe de mulheres ricas, que ficam encantadas com o seu charme e sua postura aristocrática. Ele emigrou para a França depois da Segunda Guerra Mundial, e passou a levar a vida dando golpes. Dessa vez vai tentar se dar bem com a senhora Hughes, a esposa do novo embaixador norte-americano.

Lírio partido, de D.W. Griffith
Broken Blossoms or The Yellow Man and the Girl, EUA, 1919, 90min
Com Lillian Gish, Donald Crisp, Richard Barthelmess
Cheng Huan é um missionário que tenta passar os ensinamentos de Buda para os anglo-saxões. Quando vai para a Inglaterra, ele é recebido com a apatia que o país enfrentava e acaba por trabalhar em uma loja. Lá, ele conhece Lucy Borrows, uma menina de 15 anos que apanha do pai e por quem vai se apaixonar. O chinês a acolhe, mas sua alegria dura pouco, apenas até o pai da menina descobrir que ela está com estrangeiro.

O Homem Mosca
Diretor: Fred C. Newmeyer
Safety Last!, EUA, 1923, 70min
Com Harold Lloyd, Bill Strother, Mildred Davis
Um garoto do interior vive grandes confusões morando na cidade grande, a ponto de ficar pendurado em um relógio nas alturas.

Macunaíma
Diretor: Joaquim Pedro de Andrade
Brasil, 1969, 108min
Com Grande Otelo, Paulo José, Jardel Filho
Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto deixa o sertão em companhia dos irmãos e vive aventuras na cidade. Macunaíma ama guerrilheiras e prostitutas, enfrenta vilões milionários, policiais e personagens de todos os tipos.

Homem do Pau-brasil
Diretor: Joaquim Pedro de Andrade
Brasil, 1982, 112min
Com Itala Nandi, Flavio Galvão, Regina Duart
Louca biografia de Oswald de Andrade, um dos principais nomes da Semana de Arte Moderna de 1922. Polêmico, mulherengo, criativo e estudioso, o escritor viaja pelo mundo acumulando ideias, confusões e amores.

Rei da Vela (peça em 16mm)
Diretor: José Celso Martinez Correa e Noilton Nunes
Brasil, 1982, 160min
A peça e a revolucionária encenação do Teatro Oficina relatam: o rei Abelardo I agoniza; seu secretário, Abelardo II, quer subir ao poder; o povo enjaulado delira. O filme acrescenta: os rituais de passagem de Oficina à Uzyna, a preparação do projeto "Fronteiras" e os filmes amadores dos pais dos realizadores.

Frame Circus e os Filmes de Mário - especial para a semana Mário e Oswald de Andrade.

O projeto Frame Circus nasceu como um exercício de composição e criação, quando Paulo Beto musicou alguns filmes clássicos. O grupo se completou com a entrada de Tatá Aeroplano (Cérebro Eletrônico, Jumbo Elektro, Zeroum) e Maurício Fleury, em 2006. Devido à experiência de Paulo Beto com música eletrônica, o trabalho tem uma forte presença de sintetizadores, drum machine, sampler e bases sequenciadas.

O repertório de Tatá Aeroplano acrescenta brinquedos e objetos não usuais, como placas de metais, instrumentos de sopro para crianças e um pedal de delay para criar efeitos espaciais. Dividindo com Paulo Beto a execução de instrumentos “tradicionais”, Maurício Fleury toca guitarra, sintetizador e piano elétrico.

A apresentação FRAME CIRCUS E OS FILMES DE MÁRIO DE ANDRADE apresenta a confluência de filmes clássicos presentes na mostra Mário Cinéfilo, filmes que o escritor Mário de Andrade escreveu críticas para a revista Klaxon, além de pedaços da peça O Rei da Vela, dirigida por José Celso, Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, excertos a qual vemos o próprio Mário de Andrade e pedaços de sua voz, além excertos da animação Paulicéia, de Paulo Muppet, Céu D´Ellia e Luciana Eguti, tudo junto e misturado na criação experimental e ao vivo do grupo Frame Circus.

Programação:

Terça - 25/04
18h00 Esposas Ingênuas
20h00 FRAME CIRCUS - Abertura Cinema

Quarta - 26/04
18h00 O Homem Mosca
20h00 O Homem do Pau-Brasil

Quinta - 27/04
15h00 O Garoto
17h00 Macunaíma
19h00 Esposas Ingênuas

Sexta - 28/04
16h00 O Garoto
18h00 O Homem do Pau-Brasil
20h00 Lírio Partido

Sábado - 29/04
15h00 Macunaíma
17h00 Aula Palestra com Carlos Augusto Calil
19h00 O Homem Mosca

Domingo - 30/04
15h30 O Rei da Vela (peça 16mm)
20h30 FRAME CIRCUS - Fechamento

CONTACT US

    Fazer login com suas credenciais

    ou    

    Esqueceu sua senha?

    Create Account