Release
O debate "A Tchecoslováquia de Jirí" abordará a relação entre o conjunto da obra do cineasta e o contexto histórico em que viveu, seu modo de produção e financiamento pelo governo comunista, e as formas como os filmes dialogaram com estes. Além disso, o debate vai discutir também as leituras que a obra de Jiri Trnka faz da tradição folclórica de seu país, retratando lendas boêmias da idade média e de outras épocas, bem como sua relação com o artesanato e o teatro de marionetes.
O debate vai acontecer às 18h, com a participação de Antônio Moreno, professor de animação da faculdade de Cinema da UFF - Universidade Federal Fluminense, e de Thiago Aguiar, professor na Universidade de Piracicaba e historiador especializado na República Tcheca.
Antes, às 16h, será exibido o longa As Velhas Lendas Tchecas (Staré pověsti české, 1953). Inspirado no livro de Alois Jirásek que compila os mitos tchecos, o longo retrata uma antiga história da Tchecoslováquia, sobre os antepassados e uma série de lendários episódios de heróis, rainhas e reis. O filme foi uma encomenda do governo comunista e marca o retorno de Jirí Trnka ao cinema, após um momento de desistência de sua carreira na área.
A entrada é gratuita e as senhas poderão retiradas a partir das 10h do dia 20/05, na bilheteria da CAIXA Cultural Rio de Janeiro.