Release
O compositor e pianista João Donato apresenta no dia 9 de agosto, às 16h, no Imperator Centro Cultural João Nogueira, o show “BLUCHANGA”, lançamento do CD instrumental homônimo, gravado em 2015. O novo trabalho do mestre acreano traz músicas inéditas compostas na época em que ele viveu nos EUA convivendo com os grandes nomes do jazz e do latin jazz. “Trident”, em homenagem ao clube de jazz que Donato tocou em Sausalito, na Califórnia por muitos anos, com grandes do jazz como Chet Baker e Bud Shank. Outra é “Para o Duke”, em homenagem a Duke Ellington. Outras que Donato curtia nesta fase, como “Morning" (de Clare Fisher) e “The Mohican and the Great Spirit”, de Horace Silver, sua maior fonte de inspiração ao piano.
Para comemorar este lançamento, Donato tem como convidada a cantora Dorina, que cantará os sambas de João Donato em parceria com Martinho da Vila: "Daquele amor nem me fale", "Gaiolas abertas" e "Suco de Maraujá"; e outros sucessos donateanos como "The Frog".
No repertório não faltarão os clássicos do compositor plural e singular somadas a outras raridades encontradas recentemente no seu inesgotável baú, tendo em vista que Donato perto de completar 83 anos não para de compor. Para completar, a banda que o acompanha em shows e gravações pelo mundo, há pelo menos 30 anos: Rubinho Batera (bateria), Luiz Alves (contrabaixo), Ricardo Pontes (sax e flauta) e José Arimatéa (trompete), a maioria participantes do CD BLUCHANGA.
Recentemente, João Donato foi anunciado com destaque para o palco Sunset do Rock in Rio, no dia 16 de setembro, quando será homenageado por cantoras da nova geração: Lucy Alves, Mariana Aydar, Emanuelle Araújo e Tiê. Em 2011, no mesmo palco, ao lado da cantora Céu, Donato fez uma leitura atualizada do seu antológico álbum de 1970, “A Bad Donato” e mereceu aplausos da crítica.
Incensado pela imprensa pelo seu mais recente álbum “Sintetizamor”, com o filho Donatinho, João Donato é assim: um clássico imortal, antenado com os novos sons, sempre reverberando suas invenções musicais e dialogando com as novas gerações. Desde as décadas de 40 e 50, quando se misturava a jovens músicos como Paulo Moura, João Gilberto, Tom Jobim e muitos outros para experimentos musicais, até que encontrou uma batida diferente e hoje é considerado o precursor e um dos pais da Bossa Nova.
www.imperator.art.br
ENDEREÇO: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier
HORÁRIO: 18h
ABERTURA DA CASA: 1h antes do evento
INGRESSOS: Em breve
VENDA DE INGRESSO: Em breve
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE
VENDAS: BILHETERIA DO IMPERATOR, INGRESSORAPIDO.COM.BR E PONTOS DE VENDA INGRESSO RÁPIDO: https://goo.gl/hsXvmy
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BILHETERIA: Quarta, das 13h às 20h30; Quinta a sábado, das 13h às 21h30; Domingo, das 13h às 19h30.
INFORMAÇÕES: 2597-3897 (das 9h às 12h/13h às 18h)