Release
“Estou usando o rock’n’roll como um meio, acho que ele nunca foi bem representado. Quero que seja o instigador de novas ideias para que as pessoas tenham novas perspectivas. Eu sempre quis ser esse tipo de catalisador”, disse Bowie no documentário “David Bowie: five years in the making of an icon”. Além de suas experimentações artísticas que entrecruzaram música, cinema, moda, artes visuais e outras artes, Bowie também fez de sua liberdade de expressão de gênero e de sua bissexualidade assumida catalisadores para oferecer novas perspectivas às pessoas em uma sociedade extremamente conservadora.
Nesse sentido, mostra O Homem que Caiu na Terra apresenta o Ciclo de Debates Gênero e Sexualidade, apresentado pela psicóloga e sexóloga Flavia F Silva, que abordará diferentes aspectos sobre orientação sexual e liberdade de gênero, tendo sempre como ponto de partida a obra de Bowie, ícone na defesa das possibilidades de uma sexualidade em trânsito, em que haja maior possibilidade de um passeio tanto na orientação do desejo sexual quanto da forma de expressar os papéis sexuais, sem a rigidez do padrão binário de gênero socialmente imposto, seja por meio dos questionamentos de privilégio de gênero em suas letras, por sua liberdade sexual, por sua estética andrógina ou seu estilo.
O primeiro debate do ciclo discute A QUEBRA CONTEMPORÂNEA DA DIVISÃO BINÁRIA DOS PAPEIS SEXUAIS, com a presença da psicóloga Carina Tomaz, especialista no estudo da sexualidade humana e da despatologização das pessoas transgêneras, e da Bárbara Aires, mulher trans, palestrante e consultora em assuntos de gênero.
O Ciclo de Debates Gênero e Sexualidade contará com os seguintes debates ao longo da mostra:
12/07 – A quebra contemporânea da divisão binária dos papeis sexuais
Convidados: Bárbara Aires e Carina Tomaz
Mediação: Flavia F Silva
19/07 – Na contramão do conservadorismo: a sexualidade em trânsito
Convidados: Sharlenn Carvalho - Poliamor e Tyaro Maia.
Mediação: Flavia F Silva
26/07 – A exposição como forma de luta pelo direito ao corpo e à liberdade de expressão
Convidados: RafaMon e Xota-k.
Mediação: Flavia F Silva
A Atividade terá tradução simultânea em LIBRAS.
Toda a programação paralela é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir de 1 hora antes de cada atividade. Os interessados podem obter certificados digitais de participação.
Lotação: 83 lugares.