Release
A instalação interativa “O Essencial é invisível aos olhos”, da dupla VJ Suave, ocupa a CAIXA Cultural Rio de Janeiro de 15 de agosto a 15 de outubro de 2017. A abertura acontece no dia 15 de agosto (terça), a partir de 19:00.
Nesta exposição o convite é para ver o invisível. Somos desafiados a ultrapassar a fronteira das noites urbanas, nas quais nos acostumamos a ver as projeções em grande formato do duo VJ Suave, e adentrar o território da floresta encantada pelos olhos da Realidade Virtual.
Combinando tecnologias de última geração com saberes imemoriais dos povos indígenas, Ygor Marotta e Ceci Soloaga nos levam a um mundo que responderá aos nossos gestos e movimentos.
Na instalação proposta pelo duo não há obstáculos a vencer, mas um percurso no qual se estabelecem relações com os personagens e com as coisas. É preciso entrar em sintonia com os sons do ambiente, com a música dos instrumentos, com a diversidade da flora e dar-se conta da beleza dos animais. Isso demanda atenção, suavidade e imersão dos participantes.
Toda uma nova pedagogia do olhar está em pauta aí. Ela pressupõe uma outra visualidade: a que enxerga, a partir do invisível, com a mente em simbiose com todos os órgãos do corpo.
Serviço: O Essencial é invisível aos olhos - VJ Suave
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro | Galeria 1
Endereço: Rua Almirante Barroso, 25 - Centro
Abertura: 15 de agosto de 2017 (terça-feira) a partir das 19:00
Visitação aberta ao público: De 16 de agosto a 15 de outubro de 2017
De terça-feira a domingo, das 9:00 às 12:00 e 13:00 às 21:00
Entrada franca
Classificação indicativa: 10 anos
Informações: (21) 3980-3815
Acesse www.caixacultural.gov.br
Baixe o aplicativo Caixa Cultural
Curta facebook.com/CaixaCulturalRiodeJaneiro
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
www.vjsuave.com