Jazz nos Fundos

23 set 2017
20:00
São Paulo – SP

Release

Deep Coltrane | Tributos a John Coltrane: ‘A Love Supreme’ por AC Jazz Special Quartet (22h) e Vitor Alcântara Quinteto (24h)

Ingresso: R$ 35 (antecipado) e R$ 45 (porta)
Adquira seu ingresso com desconto: https://goo.gl/92L4i4

#ccmi #jazznosfundos #maisjazzpormenos #johncoltrane #Sábado #sopinheirostem

☆ ★☆ ★☆ ★

Um dos mais influentes saxofonistas do jazz, John Coltrane, faria aniversário no dia 23 de setembro. Para celebrar sua obra, convidamos dois exímios instrumentistas brasileiros para prestarem seus tributos e mergulharem no trabalho deste músico que tinha verdadeira relação espiritual com a música. AC Jazz Quartet apresenta “A Love Supreme” e Vitor Alcântara Quinteto apresenta os primeiros trabalhos próprios de Coltrane, entre eles do disco "Crescent".

John William Coltrane, também conhecido como “Trane”, nasceu em 1926 e deixou este mundo em julho de 1967. Participou da cena do Bebop, hardbop e ajudou a criar o jazz modal e o freejazz. Integrou o primeiro grande quinteto de Miles Davis nos anos 50, com enorme destaque, e depois saiu por conta de problemas com heroína. Em seguida, o grupo de Thelonious Monk, outro ponto alto de sua carreira. Após sua recuperação, retomou sua colaboração com Miles e gravou o Kind of Blues.

A partir do anos 60, iniciou seus projetos próprios e investiu ainda mais em seu interesse pela música indiana e árabe. Sua maneira de tocar, hipnotizante, foi rompendo cada vez mais com o sistema tonal, como em “My Favorite Things” ou em “Olé Coltrane”. Conhecido principalmente pelo sax tenor, redescobriu o soprano em um momento em que o instrumento estava um pouco esquecido.

Coltrane foi talvez o mais espiritual jazzista conhecido de todos os tempos. Sua devoção pela música e pela vida com significado, profundidade e transcendência, o levou a compor um dos mais admirados do Jazz, o “A Love Supreme”.

Trane deixou para sempre sua criatividade e elevação na história do jazz para todas as gerações e hoje celebramos seu legado aqui no CCMI/JazznosFundos!

22h | ‘A Love Supreme’ AC Jazz Special Quartet

A versão do grupo AC Jazz Special Quartet para o álbum ‘A Love Supreme’, nasceu a partir do convite da curadoria de um festival de saxofones em 2010 no Rio de Janeiro. O quarteto é formado por AC (sax tenor) , Marcelo Elias (piano) e Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo) e Giba Favery (bateria).

Como um dos músicos de jazz mais influentes de todos os tempos, John Coltrane percorreu um trajeto de extremos tanto em sua música como em sua vida em proporções difíceis de se imaginar nos dias de hoje. Não importa qual a situação, Coltrane foi sempre uma referência, tentando encontrar novos caminhos para a o jazz e para a expansão do seu universo musical. Foi o primeiro improvisador do jazz a se libertar das formas curtas de solo - explorando longas passagens improvisadas que extrapolavam um lado dos antigos LPs - e a explorar novos formatos de solo e sendo o primeiro artista de jazz a realizar um álbum inteiro (Interstellar Space) em um dueto com um baterista.

‘A Love Supreme’ foi gravado numa única sessão em dezembro de 1965 num estúdio em Nova Jersey pelo quarteto de John Coltrane: John Coltrane (tenor), Jimmy Garrison (contrabaixo), Elvin Jones (bateria, gongos e tímpano) e McCoy Tyner (piano). Nesse álbum vem à tona a enorme habilidade de compositor de Coltrane. ‘A Love Supreme’ trata-se de uma suíte dedicada a sua busca espiritual e conduzida pela musicalidade e virtuosismo dele mesmo e de sua banda espetacular. Sua espiritualidade transcende a ética de uma religião específica e transparece como a busca do homem tentando chegar a algo maior do que a si mesmo.

“Ter uma chance de realizar a minha versão de A Love Supreme é um sonho que eu tenho há muito tempo. Algo como se eu estivesse indo pela primeira vez a um lugar que eu conheço muito bem, como se isto fosse possível. Nós não vamos tocar todas as notas da versão original, na verdade, não vamos tocar todas as notas certas nem acertar todas as passagens. O que vamos fazer é um verdadeiro esforço para alcançar o pico mais alto da nossa musicalidade e mostrar a nossa versão da obra de Coltrane. Espero que tenhamos sucesso, mas, não importa o quão bem sucedido formos desde que não sejamos vulgares” AC.

Com AC Afonso Claudio (sax tenor) , Marcelo Elias (piano), Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo) e Giba Favery (bateria).

24h | Vitor Alcântara Quinteto

O quinteto liderado pelo saxofonista Vitor Alcantara virá ao CCMI na companhia dos excelentes músicos: o trompetista Daniel Alcântara, o pianista Edson Sant’anna, o baixista Bruno Migotto e o baterista Cuca Teixeira apresentam composições de Coltrane, em especial do álbum ‘Crescent’.
‘Crescent’ foi gravado em 1964 por John Coltrane (saxofone), McCoy Tyner (piano), Jimmy Garrison (baixo acústico) e Elvin Jones (bateria).

Todos os músicos do quinteto tem expressiva atuação no cenário da música instrumental paulistana participando de uma grande quantidade de grupos e reunindo uma vasta gama de referências musicais distintas.
Imperdível!

Com Vitor Alcântara (saxofone), Daniel D'Alcantara (trompete), Edson Sant’anna (piano), Bruno Migotto (contrabaixo) e Cuca Teixeira (bateria).

☆ ★☆ ★☆ ★
Abertura da casa: 19h
Rua Cardeal Arcoverde, 742, Pinheiros, São Paulo
Tel: 11 3083 5975
Estacionamento (não conveniado) na rua João Moura, 1076
Horários: 22h (térreo) e 24h (subsolo)
informações: jazznosfundos.net
A casa aceita cartões de débito/crédito ou dinheiro
Reservas pelo email reservas@jazznosfundos.net

CONTACT US

    Log in with your credentials

    or    

    Forgot your details?

    Create Account