Release
Barrados no Balkan
22h, Fanfarra Mazel Tov
24h, Grand Bazaar
#ccmi #jazznosfundos #quartafeira #maisjazzpormenos #sopinheirostem #barradosnobalkan
☆ ★☆ ★☆ ★
Barrados no Balkan traz noite especial com Fanfarra Mazel Tov (22h) e Grand Bazaar (24h) que mergulham no universo festivo da música do leste europeu, passando pela música cigana, árabe, judaica, flertando com o jazz-rock e a música brasileira, o baião e o carimbó.
22h | Fanfarra Mazel Tov | Sala do Autor
Em 2015, depois de muitos anos tocando em casamentos judaicos, o trompetista Amilcar Rodrigues sugeriu para seu amigo e parceiro musical Marcelo Cohen, criar uma fanfarra para tocar o repertório que já faziam naquelas festas onde percebiam com fascínio, a energia contagiante daquelas músicas.
Para criar a Fanfarra Mazel Tov convidaram Filipe Nader (sousafone), Domingo Duclos (clarinete e sax alto), Rafa Nepomuceno (zabumba) e Gustavo Souza (percussão). “Mazel tov” do dialeto yidish, ou "mazal tov" do hebraico, remetem aos momentos de festa e comemoração na cultura judaica.
Tocando no chão, perto do público, com a fusão entre o repertório dançante judaico, o estilo festeiro do klezmer e a vitalidade da fanfarra foram muito bem recebidos desde as primeiras apresentações.
Em 2016, como resultado da vontade do grupo de desenvolver um repertório que fosse além da festa judaica e permitisse composições próprias, maior improvisação e outras influências do leste europeu, o grupo criou um novo espetáculo para sua fanfarra: “Kapelye" (“banda” em Yiddish).
Com formato de palco ou itinerante, o sexteto vem se apresentando em shows, festivais e festas de rua tais como F.A.M, Caravana Cigana, Virada Cultural, Kleztival, Cultura Livre Sp e outros desde então.
Com Marcelo Cohen (trombone, arranjos e produção), Amilcar Rodrigues (trompete), Filipe Nader (sousafone), Domingo Duclos (clarinete e sax alto), Rafa Nepomuceno (zabumba) e Gustavo Souza (percussão).
24h | Grand Bazaar | Sala JazzNosFundos
Após o lançamento do primeiro disco, em 2014, o Grand Bazaar lança um novo álbum ‘Grand Bazar – II’ com 8 composições instrumentais autorais e uma canção inédita ‘O Tesouro do Gran Marajá’ de André Vac, além de uma versão do clássico “Pagode Russo” de Luiz Gonzaga e João Silva.
Inspirados pela tradição musical dos países dos Bálcãs, pela música cigana, árabe, judaica e outras culturas próximas e com forte influência de bandas referências do estilo como Emir Kusturica, Gogol Bordelo, Taraf de Haidouks e também de grupos brasileiros que investigam esse tipo de sonoridade, como o Karnak, André Abujamra e Mutrib, o Grand Bazaar faz nesse novo disco um passeio por este rico universo musical e explora novas possibilidades, flertando com o jazz-rock e a música brasileira, o baião e o carimbó.
Fruto de apresentações intensas, com pitadas de humor, forte interação com o público, momentos explosivos e momentos contemplativos, ‘Grand Bazaar – II’ é um retrato da sonoridade cuidadosa, divertida e envolvente que a banda construiu ao longo dos últimos anos e também da sua capacidade de fluir e brincar com naturalidade entre diversas culturas, climas e tradições.
Com André Vac (bandolim, rabeca, guitarra e voz), Pedro Guimarães (sanfona), Guilherme de Almeida (baixo), Gabriel Basile (bateria), João Batista (saxofone), Filipe Nader (saxofone).
☆ ★☆ ★☆ ★
Abertura da casa: 19h
Rua Cardeal Arcoverde, 742, Pinheiros, São Paulo
Tel: 11 3083 5975
Estacionamento (não conveniado) na rua João Moura, 1076
Horários: 22h (térreo) e 24h (subsolo)
informações: jazznosfundos.net
A casa aceita cartões de débito/crédito ou dinheiro
Reservas pelo email contato@jazznosfundos.net