Release
SUBCENA: GUILHERME ZARVOS AO VIVO NA AUDIO REBEL
Guilherme Zarvos part. Italo Diblasi e Amora Pêra + Vinicius Melo
20h / 20reais
Aos 60 anos e inteiraço, Zarvos é um poeta incansável. Ele foi um dos ícones da agitação poética carioca dos anos 80 e 90 e continua a mil
Intempestivo, genial e maldito. Guilherme Zarvos é um poeta cuja presença faz o ar pesar. Mesmo aos 60 anos, tem fôlego de criança. Não é difícil encontrá-lo hoje nos saraus, lançamentos e encontros que marcam a vida mundana da poesia, nos bares que entram a madrugada. Seu texto, já chamado de “assombroso” por Renato Rezende, é uma convocação ao impacto: um desacordo entre a vida dos costumes moralizantes e a boa farra, matéria-prima para a perda de controle. Atualmente lidera a Zarvolex Dark Freak Pop, sua banda de poesia, onde mistura textos com blues e rock.
Tudo isso – e mais um pouco – será mostrado em apresentação única, no Rio de Janeiro. Guilherme Zarvos sobe ao palco da Audio Rebel, segunda-feira, 22 de janeiro, às 20 horas (20 reais), com Italo Diblasi no baixo e Amora Pêra nos vocais livres; a abertura será de Vinicius Melo.
Guilherme Zarvos atualmente vive em Maricá (RJ) e é autor dos livros Beijo na poeira (Pós-diluviana, 1990), Nacos de carne (Francisco Alves, 1992), Ensaio do povo novo (Francisco Alves, 1995), Mais tragédia burguesa (7Letras, 1998), Morrer (Azougue, 2002), Zombar (Francisco Alves, 2004), Branco sobre branco (Ateliê editorial, 2009), Lições educacionais para Tintum (Nonoar, 2012) e Olho de lince (Circuito, 2015). Nos anos 1980, foi assistente de Darcy Ribeiro na elaboração dos CIEPs. Em 1989, junto com Ricardo Chacal, criou o evento Terças Poéticas e, em 1990, o CEP 20.000 (Centro de Experimentações Poéticas 20.000) que segue firme nas atividades há mais de um quarto de século.
Subcena é um projeto experimental de poesia ao vivo. Performance, risco, ambiente: artistas são desafiados a improvisar sob influência mútua, buscando nos textos e nas sonoridades os novos baratos da poesia de hoje, em apresentações únicas, sempre às segundas-feiras. É produzido pela kza1 e pela Audio Rebel.
fotos PB: crédito: Frederico Klumb
foto cor: Guilherme Zarvos e Italo Diblasi : crédito: Sarau do Escritóriovini