Jazz nos Fundos

14 jul 2016
22:30
São Paulo – SP

Release

14 JUL

21h30 | VRUUMM | Sala do Autor

23h30 | Tributo ao Frank Zappa por Projeto B | JazznosFundos

***

21h30 | VRUUMM

O VRUUMM é um sexteto criado pelo saxofonista Anderson Quevedo que explora a fusão de estilos musicais e estéticos com o objetivo de subverter a visão tradicional que se tem da música instrumental.

Inspirado por esse sentimento de renovação, Anderson começou a compor temas com referências diversas que vão do rock aos ritmos africanos. Não somente isso, a cultura cosmopolita paulistana, em especial a arte urbana ligada ao hip-hop e ao skate, influenciaram as composições e o conceito do grupo.

Em 2013, com as músicas em mãos, Anderson convocou para integrar o VRUMMM os músicos Mauricio Orsolini (teclados), Marcelo Lemos (guitarra), Fernando Freire (baixo), Ricardo Cifas (bateria) e Nico Paoliello (bateria).

A escolha dos músicos se deu em função da sonoridade que Anderson queria desenvolver e que, obrigatoriamente, requeria pessoas vindas de diferentes escolas musicais e de dois bateristas que se encaixassem para formar o amálgama rítmico que o grupo procurava.

Toda essa especificidade na formação do VRUUMM faz com que o grupo tenha uma sonoridade única que busca acabar com a enorme distância que existe entre a música instrumental e o público em geral, principalmente entre os jovens. A ideia é desmistificá-la como elitista com músicas que instiguem o ouvinte a sentir e pensar, além de curtir e dançar.

Com Anderson Quevedo (saxofones), Mauricio Orsolini (teclados), Marcelo Lemos (guitarra), Fernando Freire (baixo), Ricardo Cifas (bateria) e Nico Paoliello (bateria).

23h30 | Tributo ao Frank Zappa por Projeto B

Vanguardas do Jazz, da música brasileira e erudita contemporânea são as influências do Projeto B que apresenta tributo ao compositor, guitarrista, produtor e diretor de cinema, Frank Zappa!

Influenciado diretamente pelos experimentos de compositores do começo do século XX, o sexteto Projeto B explora textura polifônica, polirritmia, harmonia e orquestração – elementos essenciais para suas adaptações inusitadas, releituras de dinâmicas, improvisos e mescla de diferentes tendências da música instrumental contemporânea.

Neste tributo, o grupo desbrava o repertório do Zappa a partir do disco “Hot Rats” (1969) e segue até as décadas de 70 e 80, com temas que mostram a versatilidade de Zappa, que transitou pelo rock, jazz, fusion, música eletrônica, concreta e clássica. Zappa, que nasceu em 1940 e faleceu há 10 anos, é considerado um dos guitarristas mais originais de seu tempo e uma grande influência para músicos e compositores até hoje.

Formado há 15 anos, Projeto B possui três discos lançados com trabalhos que vão desde a adaptação de obras de mestres da música erudita do começo do século XX, como “St. Gaudens in the Boston Common”, de Charles Ives, e “Rondes Printanières”, trecho de “A Sagração da Primavera” de Stravinsky. Neste ano, lança o seu quarto disco, “ISSO”.

Com Yvo Ursini, Leonardo Muniz Corrêa, Amilcar Rodrigues, Mauricio Orsolini, Henrique Alves e Mauricio Caetano.

CONTACT US

    Fazer login com suas credenciais

    ou    

    Esqueceu sua senha?

    Create Account