Release
I André Marques Sexteto I Sala do Autor
Para mais informações e compra de ingressos:
http://jazznosfundos.net
O Brasil é o país mais rico do mundo, quando o assunto é música. Nenhum outro país tem uma variação tão grande de estilos musicais, herdados do folclore, que deixam sua cultura tão linda e ímpar. No show ‘DiverCidades’ André Marques Sexteto quer levar o público a uma viagem pelo Brasil através do melhor da música instrumental brasileira. Cada música do show é relacionada a uma cidade ou região do Brasil e sua respectiva cultura musical. Folia de reis, catira, cururu, batuque de umbigada, boi-de-mamão, chacarera, bumba-meu-boi, maracatu e choro são os ritmos que serão escutados pelo público nas composições de André.
O pianista, compositor e arranjador André Marques vem desde o início de sua carreira profissional, em 1994, lutando com o objetivo principal de mostrar essa nossa música. Através de trabalhos com Hermeto Pascoal (pianista de seu grupo há mais de 20 anos), Trio Curupira e com a orquestra de música instrumental brasileira Vintena Brasileira, André fez uma grande pesquisa por todas as regiões do Brasil e começou a criar a sua música a partir dos ritmos brasileiros, assim divulgando-os. André Marques Sexteto já tocou por todo o Brasil e América do Sul.
André já tem uma sólida carreira através de várias formações musicais que já lhe renderam um total de 13 CDs gravados. Com o Trio Curupira, já realizou shows pelo Brasil, Argentina, EUA e Europa, tendo como destaque a última edição do lendário Free Jazz Festival, em 2001, e o Rock in Rio edição Lisboa, em 2004. O seu terceiro CD “Pés no Brasil, cabeça no mundo” obteve uma indicação para o Grammy Latino desse mesmo ano e para o Prêmio de Música Brasileira de 2009 (antigo Prêmio TIM).
Como arranjador, destacam-se seus trabalhos nos projetos “Obra Viva – Homenagem a Tom Jobim” e "Trilhando", ambos realizados pelo SESC Pompéia (São Paulo – SP), nos quais fez a direção musical e todos os arranjos que tiveram como intérpretes Danilo Caymmi, Rosa Passos, Elza Soares, Thalma de Freitas, Nelson Ayres, Simoninha, Fafá de Belém, entre outros. Em 2012, também como arranjador, foi vencedor do I Festival “Ars Brasilis”, que premiava os melhores arranjos instrumentais de músicas de Milton Nascimento para Big Bands.
André Marques teve participações ao lado de grandes nomes da música como Hermeto Pascoal e grupo, John Patitucci, Brian Blade, Clarence Penn, Ari Hoenig, Hamílton de Holanda, Arismar, Jane Duboc, Luciana Souza, Mônica Salmaso, Sérgio Santos, Gabriel Grossi, Arrigo Barnabé, Danilo Caymmi, Yamandú Costa, Dominguinhos, Kiko Freitas, Heraldo do Monte, Elza Soares, Renato Teixeira, Nenê, entre outros.
Com André Marques (composições, arranjos e piano), Diego Garbin (trompete), Fabio Oliva (trombone), Guilherme Fanti (guitarra), Marcel Bottaro (contrabaixo) e Fulvio Moraes (bateria)