Release
21h30 | Marco Lobo Quarteto | Sala do Autor
Para mais informações e compra de ingressos:
https://www.ingresse.com/cossanderquartetosaladoautor
23h30 | Batanga e Cia | JazznosFundos
Para mais informações e compra de ingressos:
https://www.ingresse.com/6c58fc8028758da0f2
***
Marco Lobo QuartetoI Sala do Autor
O saxofonista gaúcho Claudio Sander traz nesse show ‘Samba Influenciado’, composições de seus diferentes trabalhos, nos quais apresenta as diferentes influências adquiridas ao longo de sua carreira e o seu gosto pelos ritmos brasileiros e afro-latinos. Ao seu lado estarão os músicos Daniel Grajew (teclado), Guy Sasso (contrabaixo) e Alex Duarte (bateria).
A sonoridade é de um moderno samba jazz, que traz a instigante mistura de ritmos brasileiros e sul-americanos, com influências musicais de países como Venezuela, Peru, Uruguai e Argentina, com arranjos elaborados e espaços generosos para os improvisos, como convém ao estilo.
Claudio Sander começou sua carreira nos anos 80 em Porto Alegre, com o clarinete, passando mais tarde para o saxofone. Em 1986 foi morar em São Paulo, onde permaneceu até os anos 90. Na retomada de sua carreira na capital gaúcha lançou seu primeiro disco solo, ‘Jazz do Balacobaco’ (2001).
Em 2005 foi a vez do lançamento do álbum ‘Gato e Sapato’, premiado como melhor CD iinstrumental do ano no RS. Em 2010 lançou ‘Samba Influenciado’, gravado no Rio de Janeiro com banda carioca e trazendo temas consagrados, como ‘Fotografia’ (TomJobim) e ‘Telefone’ (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli), ao lado de suas composições.
Carlos participou de inúmeros festivais de música, como Jazz en Lima (Peru/2007), Festival deInverno de P. Alegre (2007), Jazz às Pampas (P. Alegre-RS/2008), Calaguala JazzFestival (fronteira Brasil-Uruguai/2011 e 2012), Canoas Jazz (Canoas-RS/2011) e Musicanto (Santa Rosa/RS).
Com Claudio Sander (sax tenor e flauta), Daniel Grajew (teclado), Guy Sasso (contrabaixo) e Alex Duarte (bateria).
*****
Batanga e Cia I Jazznosfundos
Batanga & Cia traz o fascinante ritmo Batanga, apresentado por Bebo Valdés em Cuba, em 1952, mas que à época ficou ofuscado pela popularidade do Mambo.
Os instrumentos utilizados e suas formas de afinação foram especialmente escolhidos pelo Quinteto para alcançar a sonoridade característica da época.
O quinteto de música instrumental cubana recria em suas apresentações a atmosfera das descargas (jam sessions) das casas de jazz da Havana dos anos 40 e 50.
Noite de festa e da autenticidade dos sones, danzones, cha cha cha, batanga, rumba, boleros, e outros ritmos afro-cubanos interpretados pelo grupo
.
Com Claudia Rivera (flauta), Hanser Ferrer (piano), Carlos Ceiro (baixo), Pedro Bandera (percussão) e Ilker Ezaki (percussão).