Release
#DrumsSessions
21h30I KintetodoNenê I Sala do Autor
23h30I Igor Willcox Quartet I Sala Jazz nos Fundos
Para mais informações e compra de ingressos, acesse:
http://jazznosfundos.net
.:
21h30 I KintetodoNenê
Realcino Lima Filho, mais conhecido como Nenê, é um dos mais experientes músicos brasileiros em atividade. Seus 50 anos de carreira incluem atuações como baterista em discos históricos de artistas como Hermeto Pascoal, Elis Regina e Egberto Gismonti e também uma brilhante trajetória como compositor à frente do Nenê Trio.
A música de Nenê tem uma sonoridade única, marcada por uma especial adaptação de elementos polirrítmicos aos ritmos tradicionais brasileiros, bem como por harmonias e melodias sofisticadas.
As composições de Nenê serão apresentadas pelo KintetodoNenê, grupo que surgiu da convivência com jovens e talentosos músicos em 2016 nasceu. O quinteto é formado também por Fabio Leandro (piano), Jakson Silva (contrabaixo), Rodolfo Guilherme (trompete), Gustavo Benedetti (sax).
Natural de Porto Alegre, Nenê começou a tocar bateria aos 15 anos de idade. Mudou-se para São Paulo 4 anos depois e logo entrou para o histórico Quarteto Novo. Em seguida tocou e gravou com Elis Regina seu aclamado disco ‘Falso Brilhante’, com Milton Nascimento o disco ‘Clube da Esquina 2’ e com Hermeto Pascoal em seus discos ‘Zabumbê-Bum-A’ e ‘Ao Vivo em Montreux’, participando também do Festival Live Under The Sky (Japão).
Em 1980 entrou para o grupo de Egberto Gismonti, gravando e tocando nas turnês mundiais dos discos ‘Em Família’ e ‘Sanfona’. Em 1982 mudou-se para Paris, onde começou a carreira de compositor e lançou seu primeiro disco: ‘Bugre’, considerado pela crítica francesa um dos 10 melhores lançamentos do ano.
Permaneceu na Europa, onde atuou regularmente com Egberto Gismonti e com artistas internacionais como Kenny Wheeler, Charlie Haden e Steve Lacy. Foi artista convidado da prestigiada Orquestra Nacional de Jazz da Dinamarca. Retornou ao Brasil em 1995, retomando a atividade como instrumentista e estabelecendo-se como compositor. Formou o Nenê Trio em 2001 e desde então se apresentou em eventos como o Projeto Pixinguinha e em festivais como o Amazonas Jazz Festival, Festival Choro Jazz de Jericoacoara, Festival de Itajaí e Festival de Curitiba.
Com Nenê (bateria, arranjos e composições), Rodolfo Guilherme (trompete), Gustavo Benedetti (sax), Fabio Leandro (piano), Jakson Silva (contrabaixo).
__________________________
23h30I Igor Willcox Quartet
O quarteto do baterista Igor Willcox vem ao palco do JazznosFundos para apresentar composições autorais, além de temas de grandes nomes do jazz como Herbie Hancock, Miles Davis, Wayne Shorter e Weather Report! O time que completa o quarteto é Clayton Sousa (saxofones), Vini Morales (teclados) e Glecio Nascimento (contrabaixo).
Igor Willcox descende de várias gerações de músicos. Teve como maior influência seu pai, Paulo César Willcox (maestro e arranjador, pianista e vibrafonista), e sua mãe, Sônia Willcox (cantora). Tocou e gravou com importantes artistas da cena nacional e internacional como Jimmie Bo Horn, Guilherme Arantes, Daniela Mercury, Rappin Hood, Frejat, Gary Brown e Kenny Brown.
E da cena da música instrumental, com Michel Leme, Lea Freire, Arismar do Espírito Santo, Zerró Santos, Walmir Gil, Wilson Teixeira, Rubem Farias, Erik Escobar e Hélio Delmiro.
Seu primeiro álbum de musica instrumental, ‘New Samba Jazz’, foi gravado juntamente com os músicos Chico Willcox (baixo) e Erik Escobar (teclado) e lançado pela gravadora Suíça, Altrisuoni Records, ficando como Best Seller do selo durante 4 anos.
Com Igor Willcox, (bateria), Clayton Sousa (saxofones), Vini Morales (teclados) e Glecio Nascimento (contrabaixo).