Release
Almir Côrtes Trio e o saxofonista americano Harvey Wainapel virão ao palco do JazzB para comemorar o lançamento do álbum ‘Trançado’! O repertório é composto por peças autorais inéditas e por obras de autores como Gilberto Gil, Charlie Parker, Pascoal de Barros e Ernesto Nazareth e Louis Moreau Gottschalk. André Mehmari e Nailor Proveta fizeram alguns dos arranjos, elaborados especialmente para o projeto.
Através da colaboração entre músicos brasileiros e um jazzista apaixonado pela nossa cultura, o álbum busca trançar a música regional e tradicional do Brasil com técnicas consagradas na prática jazzística - um trançado elaborado com cuidado, onde os fios musicais do ijexá, chacareira, marcha-rancho, maracatu, maxixe e toada são rearmonizados e urdidos com improvisos variados.
Capitaneado por Almir Côrtes (bandolim, guitarra, violão, viola caipira e guitarra baiana) em parceria com Ronaldo Saggiorato (baixo 6 cordas) e Chico Santana (percuteria), o trio é formado por instrumentistas com vasta atuação na música popular – todos têm mais de 15 anos de carreira artística, tendo produzido e participado de vários projetos que envolveram performance e/ou gravação de gêneros populares oriundos de várias partes do Brasil. Em 2013 o trio lançou o álbum ‘Limiar’, que foi um dos pré-selecionados para o Prêmio da Música Brasileira.
O clarinetista e saxofonista norte-americano Harvey Wainapel possui uma trajetória expressiva no cenário jazzístico, tendo colaborado com músicos do calibre de McCoy Tyner, Joe Lovano, Dave Brubeck, Ray Charles, Joe Henderson e Johnny Coles. Ao mesmo tempo seu profundo envolvimento com a música brasileira levou-o a compartilhar o palco com mestres como Airto Moreira, Dori Caymmi, Filó Machado, Flora Purim, Guinga, Jovino Santos Neto, Laércio de Freitas, Manfredo Fest, Nelson Ayres, e Paulo Bellinati. Wainapel também participou nas gravações de Filó Machado, Jovino Santos Neto, Nelson Ayres, Proveta e Márcio Bahia.
Com Harvey Wainapel (saxofone e clarinete), Almir Côrtes (bandolim, guitarra, violão, viola caipira e guitarra baiana), Ronaldo Saggiorato (baixo 6 cordas) e Chico Santana (percuteria).