Bar Semente

25 nov 2016
21:00
Lapa – RJ

Release

Anat Cohen & Marcello Gonçalves
Um show para fechar a temporada carioca

Na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, às 21 horas, a dupla Anat Cohen (clarineta) & Marcello Gonçalves (violão de sete cordas) apresenta no Bar Semente o repertório de seu CD “Outra Coisa”, dedicado às composições do Moacir Santos, encerrando a temporada carioca.

O CD “OUTRA COISA”

Um encontro entre um violonista brasileiro e uma musicista de jazz, tocando uma música que já nasce cosmopolita, como se a negritude da música de Moacir amalgamasse diferentes culturas. O resultado soa curiosamente familiar tanto para brasileiros quanto para americanos, como talvez só haja paralelo em “Getz/Gilberto”.
No caso de Anat, isto fica ainda mais intenso porque seu próprio estilo já é forjado a partir desta soma de influências. Desde a música clássica até o jazz, passando pela música brasileira, colombiana, venezuelana, cubana. O estilo orquestral do violão de 7 cordas de Marcello Gonçalves possibilita que as ideias contrapontísticas de Moacir sejam incorporadas na própria condução rítmica, além de um diálogo constante com a melodia, em um efeito camerístico raro.
Outra Coisa é um disco fiel a Moacir, na sua precisão de escrita e também na liberdade que sua música sugere. Clarinete e violão são instrumentos importantes na história de Moacir. Se o clarinete foi seu primeiro instrumento, foi o violão de Baden Powell que gravou pela primeira vez sua obra. Baden Powell estudou com Moacir Santos. A série dos Afro-Sambas surgiram a partir dos exercícios de composição das aulas com Moacir. É como se houvesse uma ligação de Moacir com o violão ainda não explorada, que até então estava no imaginário apenas pelas gravações de Baden Powell e pelos Afro-Sambas. Outra Coisa coloca Moacir Santos na tradição da música escrita para violão no Brasil.

Anat Cohen

A clarinetista e saxofonista Anat Cohen ganhou corações pelo mundo inteiro com sua virtuosa expressividade e deliciosa presença de palco. Foi eleita a Clarinetista do Ano por nove anos consecutivos pela Jazz Journalists Association, o mesmo acontecendo, desde 2011, tanto na eleição dos críticos quanto na dos leitores da revista DownBeat.
Viajou pelo mundo como atração principal em festivais como o de Newport, Umbria Jazz, SF Jazz e o North Sea, além de ser presença frequente nas principais casas de Jazz e salas de concerto do mundo. Anat nasceu em Tel Aviv, Israel, e foi criada em uma família musical. Ao se mudar para Nova Iorque em 1999, após se formar na Berklee, passou uma década em turnê com a Diva Jazz Orchestra; também trabalhou em grupos brasileiros como o Choro Ensemble e o Duduka Da Fonseca’s Samba Jazz Quintet. Fundou seu próprio selo, o Anzic Records, em 2005 e deslanchou sua carreira discográfica como líder de banda, com Place & Time.

Marcello Gonçalves

É um dos mais celebrados violonistas de 7 cordas do Brasil. Seu estilo une a espontaneidade e malícia da música popular com a sonoridade e o acabamento da música clássica. Participa como violonista, arranjador e Diretor Musical, entre outros projetos, do Trio Madeira Brasil, com o qual participou do Free Jazz Festival, gravou especial para a TV Francesa com Baden-Powell e realizou show com Egberto Gismonti no Sesc-Pompéia (SP), além de receber as indicações de “Melhor Disco” e “Melhor Grupo” no prêmio Sharp. Realizou turnês por todo o mundo, incluindo participações nos Festivais de Guitarra de Santo Tirso, Rock in Rio-Lisboa, Berlin Jazz-Fest e Patrimonio, na Córsega. O grupo lançou CDs em parceria com o cantor Zé Renato e com o grande compositor brasileiro de Samba Guilherme de Brito, trabalho este indicado para o prêmio TIM, na categoria “Melhor Disco de Samba”.

Serviço:
Anat Cohen e Marcello Gonçalves
Sexta, 25 de novembro, às 21h
Couvert R$ 40
Bar Semente
Rua Evaristo da Veiga, 149, Lapa, Rio de Janeiro
Reservas (21)2507-5188 ou contato@barsemente.com.br
Classificação: Livre.

CONTACT US

    Fazer login com suas credenciais

    ou    

    Esqueceu sua senha?

    Create Account