Release
O Centro Cultural São Paulo convida para o bate-papo de encerramento da exposição “Bestiário”. Ampliando a discussão proposta pela mostra em torno das relações entre monstruosidade e humanidade, intelectuais e artistas abordarão o tema da bestialidade para além das artes visuais, abrangendo os campos do cinema, literatura, gênero, sexualidade, história e cultura nacionais, contextos políticos e sociais.
O seminário será realizado nos dias 25 e 26 de novembro de 2017, de 15h às 18h, na Sala de Debates do CCSP, com a presença do curador Raphael Fonseca e mediação de Fernanda Marinho, pós-doutoranda em História da Arte pela Unifesp.
"Bestiário" é o projeto curatorial de Raphael Fonseca contemplado no Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo de 2017, que articula obras da Coleção de Arte da Cidade com trabalhos de artistas convidados. A mostra está em exibição na Sala Tarsila do Amaral no CCSP de 19 de setembro a 26 de novembro de 2017.
>PROGRAMAÇÃO
MESA 1 - 25 de novembro
• Adriano Messias - Todos os monstros da Terra: bestiários do cinema e da literatura
Pós-doutorando e doutor em Comunicação Semiótica, autor de mais de 60 livros de ficção para crianças e jovens. Em 2017, ganhou o Prêmio Jabuti com a tese de doutorado "Todos os monstros da Terra: bestiários do cinema e da literatura" (PUC-SP/ Fapesp). Também foi pesquisador na Université Paris 8, Université Paris 3, Universidad de Buenos Aires e Universitat Autònoma de Barcelona.
• Renato Pera - Sobre “Friso- Demônio”
Artista multimídia. Doutorando, Mestre e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, residências artísticas, como a Red Bull House of Art (São Paulo, 2011) e o Programa de Residencias Artísticas Para Creadores de Iberoamérica y Hayti en México (2010).
• Letícia Badan - O medo do outro: apontamentos sobre a representação do monstruoso no cinema de horror
Doutoranda do programa de História da Arte no IFCH/UNICAMP, onde desenvolve a pesquisa "O imaginário visual do cinema de horror italiano" (FAPESP). É pesquisadora do CHAA/UNICAMP e desde o mestrado trabalha com a relação entre cinema de horror, artes plásticas e arquitetura, buscando entender como o cinema se utiliza das obras de arte como um elemento e mecanismo do medo.
• Camila Zanon - Bestiário: arte como reencantamento do mundo
Pós-doutoranda do programa de Letras Clássicas da USP. Desde o doutorado, estuda as criaturas consideradas monstruosas nas fontes textuais gregas. Em 2016, defendeu a tese “Onde vivem os monstros: criaturas prodigiosas na poesia hexamétrica arcaica”, ganhadora do Prêmio Tese Destaque USP 2017, na categoria Linguística, Letras e Artes. Sua formação inclui mestrado em Arqueologia pelo MAE e bacharelado em Grego Antigo pela Letras/USP.
MESA 2 - 26 de novembro
• Rafa Campos Rocha - Lobisomem por Dentro e Por Fora Temer
Dedicou-se às artes plásticas até 2010, quando começou a publicar sistematicamente seus quadrinhos e ilustrações, em periódicos como Folha de São Paulo, Revista Piauí, Jornal Rascunho entre outros. Atualmente produz seus próprios livros, além de continuar criando cartuns para jornais como "A Folha de São Paulo" e sites como "Nocaute - o blog do Fernando Moraes".
• Vanessa Simon - Monstros no cordel brasileiro
Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra pelo Programa de Estudos Culturais da mesma Universidade.
• Jose Adil Blanco de Lima - Monstruosidades e Assombrações nos interpretes do Brasil
Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).
• João Manuel de Oliveira - Teratologias: kuir-como-monstro e genealogias excêntricas
Prof. Visitante Associado no programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e Prof. Visitante no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), onde coordena a linha de investigação Género, Sexualidades e Interseccionalidades.
EXPEDIENTE
Horário: de 15h às 18h
Local: Sala de Debates do Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Rua Vergueiro, 1000 (Piso Caio Graco)
Atividade Gratuita
Curadoria: Raphael Fonseca
Assistente de curadoria: Ludimilla Fonseca
Coordenação: Fernanda Marinho
> Confira a programação completa do #CCSP no site: http://centrocultural.sp.gov.br