Release
Claudio Lyra estreia no Beco das Garrafas com o show do recém lançado 'Autobiografia Não Autorizada' - que traz 'Passageiros', canção que divide com seu tio, Carlos Lyra - um dos responsáveis pelo surgimento da bossa nova, que completa 60 anos em janeiro de 2018.
Acompanhado de Ian Moreira (bateria/percussão) e Rodrigo Carvalho (baixo), Claudio Lyra (voz/guitarra), apresenta canções do novo álbum, algumas pérolas da bossa nova e revisita seu primeiro disco 'Em Paz Com os Meus' - a canção título do álbum de estreia ganha nova versão no segundo disco e um clipe, ambos disponíveis na internet.
Sobre o disco novo:
'AUTOBIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA' é o segundo álbum do inquieto compositor, instrumentista e cantor, Claudio Lyra.
O álbum traz 12 faixas autorais, entre elas, destaque para 'Passageiros' canção composta em parceria com seu tio Carlos Lyra. O disco, que conta com a produção musical atenta de Claudio Lyra e do maestro Vittor Santos, é um amalgamado de referências, que vão da bossa ao rock, passando pelo jazz - os metais presentes em algumas faixas dão ênfase às referências e remetem às big bands dos anos 50. O resultado do projeto é um disco com sonoridade orgânica e letras que falam de amor, do cotidiano e do nosso país, Brasil. A primeira música do novo trabalho a ser lançada se chama "Esparrela do Brasil", um sambarock que fala com ironia do que vem acontecendo no país.
Sua ligação com a música vem de família. Seus pais costumavam promover reuniões musicais em casa. Às vezes, aparecia um tio que, quando pegava o violão, todos ficavam em silêncio para ouvir. O tempo passou e um dia, numa dessas reuniões, Claudio chamou o tio no quarto e mostrou as canções que vinha compondo. Para a felicidade do sobrinho, Carlos Lyra gostou de algumas, em especial da canção "O Barco e a Vela", tanto que gravou, alguns anos depois, no CD "Sambalanço" (2003) e no DVD " Carlos Lyra 50 Anos de Bossa" (2005). Recentemente sobrinho e tio se tornaram parceiros de composição com a canção "Passageiros".
Claudio apresentou seu primeiro show autoral em 1999, ano da criação do Napster, site pioneiro de troca de música on-line e início de uma transformação que mudou radicalmente o mercado musical. Já era possível gravar uma música e publicá-la sem ao menos sair de casa. Esse fato mexeu com a cabeça do compositor, que virou o presidente da sua própria gravadora.
Ao longo desses anos, Claudio Lyra fez música para o cinema, televisão, teatro, poesia falada, dança, mímica, e, muitas vezes, atuando no palco também.
Em 2008, lançou o primeiro disco "Em Paz Com Os Meus”, todo gravado com instrumentos acústicos e analógicos, que teve participação de Fátima Guedes, Nicolas Krassik, Maurício Maestro (que colaborou com 4 arranjos), Jessé Sadoc, Marcelo Martins, entre outros. E logicamente aquele tio que ia nos saraus da casa dos pais do Claudio! O CD foi indicado ao Prêmio Dynamite na categoria de melhor álbum independente do ano.
Depois de lançar o disco, entre outras coisas, Claudio Lyra colaborou musicalmente em diferentes projetos. Compôs e produziu para filmes e programas do Brasil, Austrália, Moçambique, Luxemburgo e Angola, se apresentou em festivais e no complexo do Maracanã nos dias de jogos da Copa, além de exercer por 3 anos a função de diretor musical do canal de TV (MultiRio).
Serviço:
Data: quinta, 09 de novembro
Horário: 21h30
Local: Bottle´s Bar _ Beco das Garrafas - Rua Duvivier, 37 - Copacabana
Couvert R$ 20
Lista amiga R$ 15 - deixe seu nome no evento até às 18h
*pagamento do couvert somente em dinheiro