Release
Ritmos regionais misturados ao jazz contemporâneo. De passagem pelo Brasil, o violonista e compositor Daniel Marques apresenta seu duo formado ao lado do saxofonista Rodrigo Ursaia. Nesta noite, apresentam o álbum de estreia desta parceria, ‘Espantalho’, gravado em 2015, e que tem figurado na listas de melhores discos do ano em blogs especializados.
No repertório, temas autorais que transitam por ritmos regionais brasileiros, sobretudo frevo, maracatu, galope, forró e ciranda, misturados a influências do jazz contemporâneo europeu, e obras de compositores brasileiros consagrados como Garoto, Guinga, Baden Powell e Edu Lobo. Nessa noite especial, convidam o percussionista Amoy Ribas! Com trabalho bastante elogiado, o duo já se apresentou para a família real na Suécia e se aprensetou na Finlândia, Rússia, Bielorussia, Lituânia, Dinamarca, EUA e Martinica.
A maneira única de tocar o violão de 7 cordas de Daniel Marques agrega de forma virtuosística, linhas de contrabaixo e violão simultaneamente. Com estilo fortemente influenciado por ritmos regionais, foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira em 2010 como líder da Orquestra Frevo Diabo e foi recentemente aclamado pelo jornal O Globo como um dos violonistas mais representativos da nova geração no Brasil.
Com vasta experiência internacional, Rodrigo Ursaia foi recipiente da ‘Bolsa Virtuose’ pelo MinC em 2000, além também ter sido vencedor do Prêmio da Música Brasileira em 2012 com ‘Dom Salvador Sexteto’. Retornou recentemente ao Brasil após 12 anos vivendo em Nova York, onde cursou mestrado e se apresentou extensivamente.
Amoy Ribas é percussionista, compositor e pesquisador. Sempre atento à música, imprime em seu trabalho as várias influências que carrega como bagagem - a mistura de técnicas e estilos distintos é característica marcante deste músico, que busca extrair todas as possibilidades sonoras dos instrumentos. Foi considerado por Hermeto Pascoal como um dos “melhores percussionistas do mundo”.
Com Rodrigo Ursaia (saxofones), Daniel Marques (violão de 7 cordas e composições) e Amoy Ribas (percussão).