Release
DEEP MOACIR
Do sertão de Pernambuco, o maestro, arranjador, multi-instrumentista, Moacir Santos, ganhou o Brasil e o mundo com a originalidade e sofisticação da “afrofusão” de sua música.
De Pernambuco para o Rio de Janeiro: Moacir foi aluno de Hans Joachin Koellreutter e Radamés Gnatalli e professor de João Donato, Baden Powell, Paulo Moura, Nara Leão, entre muitos outros grandes nomes e, com sua obra, marcou para sempre a música brasileira. Seu primeiro disco “Coisas” foi lançado em 1964 - absolutamente original e surpreendente -, e que foi redescoberto em 2006 - causa impacto a todos ainda hoje. Do Rio de Janeiro para a Califórnia: em Los Angeles, foi muito admirado por Horace Silver e integrou o casting da Blue Note, selo pelo qual lançou 3 discos, sendo muito respeitado nos Estados Unidos.
Para celebrar a obra deste mestre que revolucionou a linguagem da música brasileira, convidamos dois grupos que têm se dedicado a estudar sua obra: o Projeto Coisa Fina, big band surgida em 2006 e que vem sendo considerado um dos melhores trabalhos de resgate da obra do Moacir; e o grupo do pianista, compositor e arranjador, Leandro Cabral, que trará toda sofisticação e suingue dos temas de Moacir Santos, conectando-o a outro mestre das claves afro-brasileiras, Letieres Leite.
Ingresso: R$ 25 (antecipado) e R$ 35 (porta)
Garanta seu ingresso com desconto: https://goo.gl/8R8o4R
#ccmi #jazznosfundos #maisjazzpormenos #moacir #músicainstrumentalbrasileira #jazz #sopinheirostem #sábado
☆ ★☆ ★☆ ★
21h30 | Projeto Coisa Fina - Tributo a Moacir Santos | Sala do Autor
O Projeto Coisa Fina sobe ao palco da Sala do Autor e homenageia a obra de Moacir Santos, apresentando o disco “Coisas”, e ainda outros clássicos do mestre. A big band mistura ritmos regionais como baião, maracatu e samba, com o jazz tradicional, dando um toque original aos temas.
Esse mergulho levou o grupo a ter o desejo de promover outros compositores brasileiros e, ao mesmo tempo, incentivar a produção de novos autores. O primeiro disco Homenagem a Moacir Santos da banda Projeto Coisa Fina foi considerado um dos melhores trabalhos de resgate da obra do maestro, conforme crítica de Lucas Nobile em matéria de capa do Caderno 2 para O Estado de São Paulo.
O grupo vem realizado diversas turnês pelo Brasil e pelo mundo. Lançou o seu segundo CD, “Coisa Fina” em parceria com o Selo Sesc, que destaca composições de ícones essenciais da música brasileira, como Jacob do Bandolim, Moacir Santos, Laércio de Freitas, Theo de Barros, Guinga e Mozar Terra; e ainda compositores talentosos da nova geração como Henrique Band.
Com Walmer Carvalho (sax tenor, sax soprano e flauta), Daniel Nogueira (sax tenor e flauta), Ivan de Andrade (sax alto e clarinete), Bira do Sax (sax barítono e flauta), Amílcar Rodrigues (trompete), Diogo Duarte (trompete), Dougla Antunes (trombone), Abdnald Santiago trombone Baixo Fabio Leandro (piano), Marcelo Lemos (guitarra), Rafael Ferrari (baixo acústico). Matheus Prado (percussão) e Mauricio Caetano (bateria).
https://www.youtube.com/watch?v=DEcMqje1B6s
23h30 | Leandro Cabral Grupo | JNF
Um dos mais mais talentosos pianistas de sua geração, Leandro Cabral, vem ao CCMI apresenta show especial dedicado ao trabalho do Moacir Santos. Leandro, que é também compositor e arranjador faz uma homenagem ao mestre Moacir e ainda ponte do trabalho de outro mestre, Letieres Leite. Ricas e inusitadas texturas, ambiências e sensações acontecem com frescor. O repertório se compõe entre as im- portantes composições dos dois mestres além de novos temas autorais de Cabral.
Considerado por Leandro um divisor de águas na música, Moacir traz de forma única a tradição africana, afro-brasileira e afro norte americana. Ao lado de grande time, Leandro mergulha na liberdade jazzística de criação característica em seu grupo e se alia à linearidade do pulsar das claves negras criando atmosferas heterogêneas.
Leandro lançou seu segundo álbum ‘Alfa’ pela Universal Music e tem recebido inúmeros elogios da crítica especializada no mundo todo, além de ser indicado em importantes listas de “melhor disco de jazz de 2016”, como a do crítico musical Carlos Calado e do site italiano Argonauta Magazine..
Com Leandro Cabral (piano), Sidmar Vieira (trompete), Jefferson Rodrigues (saxofones e flauta), Robson Tavares (baixo elétrico), Vitor Cabral (bateria) e Ricardo Braga (percussão).
☆ ★☆ ★☆ ★
Abertura da casa: 19h
Rua Cardeal Arcoverde, 742, Pinheiros, São Paulo
Tel: 11 3083 5975
Estacionamento (não conveniado) na rua João Moura, 1076
Horários: 22h (térreo) e 24h (subsolo)
informações: jazznosfundos.net
A casa aceita cartões de débito/crédito ou dinheiro
Reservas pelo email contato@jazznosfundos.net