Release

DINO RANGEL, MARCIO BAHIA E BERVAL MORAES TRIO

O concerto traz um panorama do cenário da música instrumental. O TRIO mistura ritmos da música popular brasileira como:
samba, choro e bossa nova com o jazz e música latina. Interpretando e improvisando sobre os temas, esbanjando agilidade , expressividade e alegria contagiando o público, revelando-se um dos expoentes da música instrumental
brasileira.

Serviço:
Data: Quarta, 30 de agosto
Horário: 20h
Local: Bar Semente - Rua Evaristo da Veiga 149 Lapa RJ
Reservas contato@barsemente.com.br ou (21) 2507-5188, a partir de 18h
Couvert R$30

Dino Rangel estudou com Sergio Benevenuto e Yan Guest, pouco tempo depois foi pra Nova lorque tocando com grupos brasileiros e também ter aulas com guitarristas de jazz, regressando ao Brasil em 1991, dando início à carreira profissional. Excursionou por vários países da Europa com o grupo Brasiliana. Participou de shows e gravações com Guinga, Léo Gandelman, Arthur Maia, Gilson Peranzzetta, Fred Martins, Ednardo, Baby do Brasil, Ithamara Koorax, Marcel Powell entre outros. Em 2001 participa do cd “JAZZ FROM BRASIL”, compilação do jornalista e produtor Arnaldo DeSouteiro, com a faixa ANTÍGUA (Tom Jobim), junto de Eumir Deodato, Cláudio Roditi e Ithamara Koorax, lançado no Japão, Europa e EUA, indicado para o GRAMMY como melhor álbum Latin Jazz. Participa da compilação do 6º “Compasso, Samba &Choro”(2003) da gravadora Biscoito Fino. Foi selecionado em 2º lugar no edital da Niterói Discos(2006) ao lado de Ronaldo do Bandolim, Rogério Souza e Luiz Alves, para gravar seu 2º cd solo. Faz uma série de shows de lançamento do cd “Partir...Voltar”(2008/2009). Participa do projeto conexões musicais França-Brasil” em homenagem a Django Reinhardt no CCBB-RJ. Em 2010 foi eleito pela revista Heavy Metal Brasil um dos 30 melhores guitarristas do Brasil. http://www.heavymetalbrasil.net/guitarristasdobrasil.html Como professor de guitarra participa da 29ª oficina de música de Curitiba (2011),oficina de música Sesi Uberaba e Oficina de música e prática de conjunto no festival de jazz de Guramiranga(2013).Tour com Ithamara Koorax(2011/2012). Participa do grupo do trompetista alemão Uli Beckerhoff e também da temporada brasileira do grupo Australiano “The View From Madeleines Couch(2012).Direção musical do projeto “Jazz, Mpb e Outras Bossas”(2015/25016). Dino Rangel vem se apresentando com seu Trio /Quarteto em diversos festivais pelo Brasil e Europa.

Berval Moraes é baixista, carioca, mas criado na cidade mineira de Juiz de Fora, onde começou sua carreira na decada de 90, tocando em grupos locais. Em 95,passou a integrar a "Orquestra de Jazz Pró-Música" onde atuou ao lado de grandes nomes da música instrumental, como Mauro Senise, Pascoal Meireles e Cristóvão Bastos, Em 97 se transferiu para a Italia,mais precisamente a cidade de Milão, onde trabalhou por 2 anos no Brasil Samba Caffé, além de tocar por todo o país. De volta ao Brasil em 2000, cursou harmonia funcional e improvisação no instituto CIGAN, no Rio de Janeiro. Em 2003 se mudou para Búzios, tocando durante um ano no "Cine Bardot" onde atuou ao lado de Marcio Montarroyos, Eddie Palermo, Glaucus Linx entre outros Em 2007 gravou seu primeiro CD com composições autorais chamado "Fala Baguera",participou com o pianista mineiro Marcio Hallack do programa Sesc Instrumental, Festivais de Jazz da Savassi,ao lado do saxofonista Nivaldo Ornellas. Morando no Rio desde 2008, vem trabalhando como sideman de varios artistas como Laura Rizzoto, Karla Sabah, Myllena, Eduardo Poyares, Tampa Jazz, Mateus Starling, Ricardo Pontes entre outros.Em 2012 participou com o pianista mineiro, radicado em São Paulo Fabiano de Castro do Festival de Jazz de Rio das Ostras, fazendo a abertura para Cama de Gato e Billy Cobhan.

Marcio Bahia nasceu em Niterói, Rio de Janeiro em 1958, começou a tocar bateria aos 13 anos. Em 1974 ele começou sua firststudies com Sérgio Murilo que também ensinou teoria musical. Em 1976, se matriculou na Escola de Música Villa Lobos, onde estudou percussão. Foi membro do grupo da Escola de Música Villa Lobos de percussão, que ganhou o primeiro prêmio no concurso musical da escola em sua categoria. Nessa mesma competição, ele também ganhou o primeiro prêmio como solista. Em 1978, ingressou na Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio, onde permaneceu até o final de 1980. Em fevereiro de 1981, juntou-se ao famoso conjunto de Hermeto Pascoal como baterista / percussionista , evoluindo suas idéias musicais e ampliando sua horizontes. Continua a ser um membro desse grupo, ou "escola" como o grupo é pensado, participando na sua missão de trazer Universal Music do Brasil para outros países, atuando em importantes festivais, teatros e eventos em todo o mundo, ganhando elogios por suas gravações e performances. Ele também se apresentou com o vibrafonista americano David Friedman in the First Pan American "Encontro de Percussão" em São Paulo em 1988. Por dois anos foi membro do corpo docente no Programa de Estudos Internacionais de Verão de Brasília (CIVBRA). Em julho de 2000 foi convidado para Montevidéu, no Uruguai pela Universidade musical de lá para ministrar um curso de percussão brasileira contemporânea. Em simultâneo com o seu trabalho com Hermeto Pascoal, Márcio Bahia, gravou e excursionou, acompanhando numerosos expoentes da música brasileira, incluindo Hamilton de Holanda, Dino Rangel, Danilo Caymmi, Roberto Menescal, Wanda Sá, Marcos Valle, Maria Bethânia, Zélia Duncan, Carlos Lyra, Leila Pinheiro, Leny Andrade, Jovino dos Santos, e outros.

CONTACT US

    Fazer login com suas credenciais

    ou    

    Esqueceu sua senha?

    Create Account