Fundição Progresso

30 jun 2016
20:00
Rio de Janeiro – RJ

Release

Natura apresenta

1976 - MOVIMENTO BLACK RIO 40 ANOS

Exposição e livro resgatam o importante movimento social e musical que teve seu auge no Rio de Janeiro nos anos 1970

No idos dos anos 1960, surgia uma manifestação entre uma nova mocidade negra-mestiça carioca - em sua maioria moças e rapazes oriundos das áreas periféricas da cidade - que ficaria conhecida como Movimento Black Rio. Com patrocínio da Natura, por meio do programa Natura Musical, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o projeto 1976 - MOVIMENTO BLACK RIO 40 ANOS tem início em 2016, com uma série de atividades e produtos culturais, entre os quais exposição, livro e documentário, entre outros.
O movimento teve início nos primeiros bailes de black soul, na época espalhados por bairros suburbanos. Buscava, através de uma nova expressão de comportamento e de costumes, uma afirmação do orgulho negro, contra o preconceito racial e totalmente a favor da dança e da música como formas de libertação.

Já em meados da década de 1970, o movimento chamava a atenção da imprensa como fenômeno de massa. Os bailes e seus DJs, a mola mestra do movimento, alcançavam outros pontos da cidade e concentravam um público que ultrapassava a marca de mais de 10 mil pessoas em cada evento.
Da mesma forma, o movimento influenciou toda uma geração de artistas que promoveria a mistura entre o samba e a MPB com elementos do soul norte-americano marcando profundamente a música brasileira. No ano de 1976 o movimento chega ao auge, reconhecido em uma reportagem histórica de Lena Frias no Jornal do Brasil, com fotografias de Almir Veiga. O circuito de bailes e shows de artistas negros ganha repercussão nacional, influenciando mobilizações artísticas e sociais em diversas capitais.

Com patrocínio do Natura Musical e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o livro e a exposição 1976 - MOVIMENTO BLACK RIO 40 ANOS contam a história desses blacks ou browns (tratamento utilizado entre os frequentadores dos bailes de soul nos anos 1970), sua música, suas danças, suas gingas, suas roupas, seus cabelos, seus sorrisos e, mais do que tudo, a sua consciência e espírito de liberdade.

Além das fotografias de Almir Veiga, convidamos dois artistas que utilizam diferentes linguagens e estão envolvidos com arte em locais públicos para criar obras exclusivas para a exposição: Fábio Ema e Izolag. O resultado você confere nesta exposição, que abre uma série de ações de valorização do Movimento Black Rio.

Exposição “1976 – Movimento Black Rio 40 anos”
De 30 de junho a 21 de julho, no térreo da Fundição Progresso
Abertura 30 de junho, a partir das 19h, com a presença dos organizadores, homenageados pelo projeto e DJs convidados
Entrada Franca | Classificação Livre

Fundição Progresso
Rua dos Arcos s/n, Lapa – Rio de Janeiro
Informações: 21 2226-9691 / 96569-5197

Patrocínio: Natura e Natura Musical | Lei Federal de Incentivo à Cultura
Prefeitura do Rio | Secretaria Municipal de Cultura

Curadoria, pesquisa e texto: Zé Octávio Sebadelhe
Concepção original do projeto: Zé Octávio Sebadelhe e Felipe Gaoners Lima
Autores das obras expostas: Almir Veiga, Fábio Ema e Izolag
Design e projeto gráfico: Chris Lima | Evolutiva Estúdio
Concepção de espaço expositivo: Chris Lima e Fábio Ema
Direção de produção: Leo Feijó
Produção executiva: Luiza Baratz, Gabriela Carvalho, Maria Continentino e Marcella Farias
Pesquisa complementar: Gabriel Bernardo
Parceiros institucionais: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Natura Musical, Fundição progresso, A gentil Carioca, José Olympio Editora, Cultne, Elemento Filmes
Agradecimentos especiais: Don Filó, William Magalhães, Perfeito Fortuna, Ernesto Neto, Isabel Amado, Vanessa Damasco, Paulão Black Power, Sir Dema, Leandro Petersen, Preto Serra, Paulo Futura, Elisa Rosa.
Agradecemos à família do fotógrafo Almir Veiga e aos artistas Fábio Ema e Izolag.
Assessoria de comunicação: Sol Maior
Realização: Multimeios e Rare Hare Produções

Curtam a nossa página:
https://www.facebook.com/1976-Movimento-Black-Rio-40-anos-822710904540323/?fref=ts

E, em breve, o nosso livro. 🙂

CONTACT US

    Log in with your credentials

    or    

    Forgot your details?

    Create Account