Bar Semente

22 out 2016
21:00
Lapa – RJ

Release

O CANTOR E COMPOSITOR FERNANDO PELLON LANÇA CD “MORIBUNDAS VONTADES”

Terceiro disco da carreira do compositor será lançado no Bar Semente, dia 22 de outubro, com participações especiais de Cristina Buarque e Fátima Guedes e Marcos Sacramento

Transitando com maestria entre a ciência e um raro talento poético-musical, Fernando Pellon é um mestre da canção e um compositor “extraordinário”, na opinião de Aldir Blanc, que considera suas composições “diferentes de tudo que rola por aí com máscara de moderno”.

Com um estilo muito peculiar de compor, este é o sentimento que Fernando Pellon provoca em quem ouve suas músicas. E o público vai se deliciar com o seu mais novo CD “Moribundas vontades”, que o autor acaba de gravar em mais uma caprichada produção independente, com arranjos e direção musical de Jayme Vignoli.

“Moribundas vontades” é o terceiro CD de Fernando Pellon, que segue construindo um raro acervo musical. O primeiro foi “Cadáver pega fogo durante o velório” (1983), o segundo “Aço frio de um punhal” (2010). De acordo com o cantor e compositor, o trabalho atual é um retorno ao projeto que deu início à sua carreira musical, com o objetivo de alcançar o resultado a que ele se propunha: a evolução estética do seu trabalho. Quando lhe perguntam qual dos seus CDs ele considera o melhor de suas produções, ele diz que “os três discos se complementam como parte de um percurso estético em evolução”.

Neste trabalho o compositor estabelece um diálogo com a poesia de Augusto dos Anjos. O traço comum na construção poética dos dois autores está na ligação deles com o vermelho sangue, e “a busca visceral por uma poética singular e transgressora”, nas palavras do próprio Fernando Pellon.

A música “Moribundas vontades” - que dá título ao CD- faz uma ponte com os versos de “A obsessão do sangue”, do poeta paraibano: “E amou, com um berro bárbaro de gozo,/o monocromatismo monstruoso/daquela universal vermelhidão”.
A composição foi gravada anteriormente, sob o título “Com todas as letras”, em 1983, e foi censurada pelo regime da ditadura militar (1964-1985). O veto à música foi derrubado no Conselho Superior de Cultura, em um longo processo que durou cerca de oito meses, com o apoio do pesquisador Ricardo Cravo Albim.

Agora, em 2016, Fernando Pellon diz que resolveu dar à música “o protagonismo merecido”, utilizando seu título original como ideia central para o projeto gráfico do CD. Com isso a letra, outrora censurada, ainda se destaca tão provocativa quanto instigante. “Sempre gostei do vermelho.../e tento sem hesitar/ com um objeto cortante/seccionar a jugular/ e então, numa poça de sangue/descubro, afinal, que a felicidade/é ver enfim satisfeitas/com todas as letras/as minhas moribundas vontades”.

O CD reúne 12 composições, oito delas com letras e melodias do próprio Fernando Pellon: “Moribundas vontades”, “Na sórdida mesa de um botequim”, “Cheirando a formol”, “Samba de São Thiago (Thiago, 5 – 1,6)”, “Falsa cleptomania”, “Noites desnúpcias”, “Loucos varridos ou Torquato e Walter passeiam na rua do Aldir” e “De forma insuspeita”.

As outras quatro músicas foram feitas em parceria. Da união com Paulinho Lêmos, radicado em Barcelona, temos “Sangue venoso”; “Ronda carioca”, na voz da cantora Fátima Guedes; e “Elzira a morta virgem”, cantada por Rose Maia. A faixa que encerra o CD é “Mantra de samba”, uma parceria com Augusto dos Anjos, cujos versos do poema “Queixas Noturnas” Fernando Pellon diz que musicou “com intenção obsessiva”.

Com as participações especiais de Cristina Buarque de Holanda, Marcos Sacramento, Marquinhos Sathan, Mariana Bernardes, Alice Passos e as já citadas Fátima Guedes e Rose Maia, “Moribundas vontades” é um CD com várias referências musicais e poéticas de autores com os quais Fernando Pellon se identifica, cujos nomes e versos compõem o catálogo do disco: Aldir Blanc, Jards Macalé, Paulo Vanzolini, Sérgio Sampaio, Torquato Neto, Walter Franco, além do poeta Augusto dos Anjos.

Ficha técnica

CD “Moribundas vontades”
Produção fonográfica
Fernando Pellon
Produção, arranjos e direção musical
Jayme Vignoli
Gravação
Carlos Fuchs e Gustavo Krebs/Estúdio Tenda da Raposa
Mixagem e masterização
Carlos Fuchs/Estúdio Tenda da Raposa
Arte gráfica
Estúdio Claraboia

Serviço:
Data: Sexta, 22 de outubro
Horário: 21h
Local: Bar Semente – Rua Evaristo da Veiga, 149
Lapa - Rio de Janeiro
RESERVAS: contato@barsemente.com.br ou (21)2507-5188 ou 99781-2451

Couvert R$30

CONTACT US

    Fazer login com suas credenciais

    ou    

    Esqueceu sua senha?

    Create Account