Release
O Grupo João de Barro nasceu de reuniões de estudantes da USP e Unicamp, cresceu e hoje tem duas formações: Roda de Choro e Gafieira. Esta última é a que teremos esta noite aqui no JazzB, para apreciar ouvindo e dançando!
O octeto, composto por jovens músicos, conta, em sua formação, com trombone, trompete e saxofone/flauta transversal, bateria, voz e percussão, bandolim, baixo e violão/guitarra. “É uma maneira de trazer as raízes da música popular brasileira para o público mais jovem”, comenta Pedro Bruschi, guitarrista do conjunto musical.
O grupo lançou em 2015 seu primeiro disco, ‘Wes’, no qual traz uma abordagem moderna, baseada em pesquisa e arranjos bem elaborados para músicas tradicionais do cancioneiro popular brasileiro e de grandes compositores como Cartola, Sivuca e Djavan.
No segundo semestre de 2016 o grupo se prepara para gravar o seu segundo disco, ‘Gafieira para Dominguinhos’. O intuito da banda é resgatar clássicos de Dominguinhos e apresentá-los de forma inovadora, para manter viva a chama do compositor falecido em 2013 e conectar sua obra às novas gerações. “A ideia da homenagem já era viva antes do falecimento do mestre, com a incorporação de arranjos para a formação. Agora, teremos o prazer e a honra de fazer esse show”, reitera o guitarrista da banda, Pedro Bruschi.
Entre as composições, estão desde sucessos como “Eu só quero um xodó”, “Pedras que cantam” e “Lamento Sertanejo”, até músicas como “Sanfona Sentida” e “De volta pro Aconchego”.
Com Zé Leônidas (voz), Edson Woiski (trompete), Luis Santiago Málaga (sax e flauta), Edinaldo Santos (trombone), André Bachur (bandolim), Pedro Bruschi (guitarra), Kiko Woiski (baixo) e Pedro Henning (bateria).