Release
HECTOR COSTITA & JOSEVAL PAES
Radicados em São Paulo, Hector Costita (sax e clarinete) e Joseval Paes (guitarra) voltam atenções para o Rio de Janeiro após o sucesso do show no Bottle's Bar, no Beco das Garrafas, em fevereiro. Atendendo a pedidos, os músicos voltam à casa para única apresentação no dia 8 de julho, às 21h.
O repertório que apresentam é composto por standards do jazz e clássicos da bossa nova, gênero do qual Hector Costita é um dos pioneiros, especialmente de sua vertente instrumental: o samba-jazz. Músicas próprias e temas de Astor Piazzolla, com quem Hector Costita tocou durante um mês na Rádio El Mundo, em Buenos Aires, também fazem parte do roteiro.
Em plena forma aos 82 anos, Hector Costita é um artista de destaque na música mundial. Já Joseval Paes, de 48 anos, encontrou o que todo músico procura: estilo próprio. Consegue solar e acompanhar-se ao mesmo tempo. Conforme pede a música, pode simular uma levada de contrabaixo nas cordas graves ou bater com a mão espalmada sobre todas elas, marcando o ritmo nas horas certas.
SOBRE HECTOR COSTITA
Nasceu em Buenos Aires, em 1934. Na Argentina, acompanhou Astor Piazzolla e tocou na big band de Lalo Schifrin. Em 1958, durante turnê no Rio, foi convidado por João Donato para ficar no Brasil. Nessa época, estabeleceu contato com os grandes expoentes da bossa nova. Fez parte do Sexteto Bossa Rio, de Sérgio Mendes, com o qual gravou o LP "Você ainda não ouviu nada" (1964), com arranjos de Tom Jobim e Moacir Santos. Hector Costita também tocou e gravou com Dick Farney, Johnny Alf, João Gilberto, João Donato, Elis Regina, Raul de Souza, Tenório Jr., Zimbo Trio, Edu Lobo, Chico Buarque e Milton Nascimento.
Em festivais de jazz e no Hotel Maksoud Plaza (SP), onde fez temporada com sua big band nos anos 1980, Hector Costita dividiu o palco com Miles Davis Quintet, Oscar Peterson Trio, Ella Fitzgerald, Tonny Bennett, Benny Carter, Dexter Gordon, Phil Woods e Michel Legrand. Como líder, seus principais discos de carreira são: "Fabuloso Hector" (1962), "Impacto" (1964), "Hector Costita" (1981) e "Paracachum" (1985).
SOBRE JOSEVAL PAES
Nasceu na cidade de São Paulo, em 1968. Tem 34 anos de carreira e passagens pelas Orquestras de Silvio Mazzuca, Osmar Milani, Maestro Zezinho, Elcio Álvares e Gallery Band, entre outras. Apresentou-se em diversas casas de jazz pelo mundo: na Suíça, Itália, África e em Portugal. Atualmente, Joseval Paes exerce intensa atividade didática no Conservatório Dramático de Música Dr. Carlos de Campos, em Tatuí (SP), onde é professor de guitarra, contrabaixo e prática de conjunto. O músico também coordena a Big Band Jovem da instituição. Como professor, também atuou no Clam, a escola de música do Zimbo Trio.