Openstage

27 mar 2018
21:00
Porto Alegre – RS

Release

INSTRUMENTAL PICUMÃ
Em outubro de 2013, cinco músicos atuantes no cenário musical do Rio Grande do Sul reúnem-se em uma nova proposta instrumental, para compartilhar suas ideias e experiências musicais, adquiridas em longo tempo acompanhando e produzindo cantores e grupos musicais em espetáculos, gravações e festivais nativistas da região sul do Brasil. Formam então o “Instrumental Picumã”, cuja
proposta consiste em retratar a música regional gaúcha com influências e fusões de outras culturas vizinhas ao estado do extremo sul brasileiro.
O grupo formado por Paulinho Goulart no acordeon, Matheus Alves na guitarra semi-acústica e violão, Texo Cabral na flauta, Miguel Tejera no contrabaixo acústico e elétrico e Bruno Coelho na percussão; busca valorizar a sonoridade típica da música regional, agregando a sonoridade do choro e da bossa nova, dos ritmos latinos, como candombe, salsa e chacarera, além da
sonoridade afro-brasileira. No repertório, composições autorais, além de releituras de compositores como Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Miles Davis, Astor Piazzola, Lito Vitale e Chick Corea.
Desde a sua formação, o grupo tem se apresentado em inúmeros
programas de Tv e Rádio como: Galpão Crioulo da RBSTV, Galpão Nativo da TVE, Cena Musical da TVAl, Virada Sound do Canal OCTO, Estação Cultura TVE, Sessão Jazz, Cantos do Sul da Terra e Conversa de Botequim da FM Cultura. Também participou de eventos, tais como: 2º Festival Porto Alegrense de Bandas Instrumentais, Sofar Sound Edição Porto Alegre, Sarau no Solar da
Assembléia Legislativa, Noites de Milonga (Santa Maria) e Música de Segunda, Som de Primeira (Santo Antônio da Patrulha).
Com uma campanha bem-sucedida de crowdfunding (financiamento
coletivo), juntou apoiadores para a Finalização do 1º CD, lançado em dezembro de 2016 durante a II Mostra do Teatro Glênio Peres. A campanha contou com mais de 200 apoiadores que compraram antecipadamente cd’s, pockets show’s e outros brindes, além de apoio de artistas expressivos da música instrumental
e regional, dos quais podemos citar: Yamandu Costa, Renato Borghetti, Luiz Marenco, Pirisca Grecco, Hurberto Gessinger e Maestro Tasso Bangel.
Este primeiro Cd segue rendendo bons frutos, pois foi muito bem recebido pela crítica especializada, recebendo 4 indicações na categoria Instrumental do Prêmio Açorianos de Música, oferecido pela Coordenação de música da Secretaria da Cultura de Porto Alegre:
- Compositor (Matheus Alves);
- Instrumentista (Matheus Alves e Bruno Coelho);
- Disco do Ano.
“ Picumã é como os gaúchos se referem à fuligem. A palavra tem origem indígena e representa aquela camada preta que se forma em chaminés e telhados devido à fumaça de fogões a lenha e fogos de chão.
Picumã representa, portanto, o fogo que aquece a água pro mate, que assa a carne, e ao redor do qual o gaúcho se reúne e se aquece durante o rigoroso inverno do Rio Grande do Sul.”

CONTACT US

    Fazer login com suas credenciais

    ou    

    Esqueceu sua senha?

    Create Account