Release
O pianista Luciano Supervielle é membro do “Bajofondo”, multipremiado grupo musical fundado pelo argentino, duas vezes ganhador do Oscar, Gustavo Santaolalla, e pelo uruguaio Juan Campodónico. Bajofondo realiza shows no mundo inteiro há mais de dez anos.
Em paralelo Supervielle tem seu projeto solista com o qual editou quatro discos: "Bajofondo presenta: Supervielle" (2005), "Supervielle en el Solís" DVD (2008), "Rêverie" (2011) e "Suite para piano y pulso velado" (2016). Estes trabalhos têm-lhe permitido, além de um importante reconhecimento internacional, realizar concertos pela Europa e pela América Latina conseguindo prêmios importantes, incluindo: Grammy Latino, dois galardões Gardel na Argentina, Prêmios Graffiti e o Prêmio Iris para o melhor disco do ano no Uruguai.
Seu último projeto, “Suite para piano e pulso velado”, reúne uma coleção de peças para piano inéditas que - através de um sutil acompanhamento de programações eletrônicas e sintetizadores - geram uma mistura única entre o clássico, a música “rioplatense” e as novas tendências da música eletrônica.
Luciano tem participado na produção e nos arranjos de discos de diversos artistas como Jorge Drexler, El Cuarteto de Nos e La Vela Puerca, dentre outros. Colaborou também com o dançarino Júlio Bocca na musicalização do espetáculo "Episódios Noturnos Coreográficos" do Ballet Nacional do Sodre, no Uruguai.
Em 2015 realizou, em duo com Jorge Drexler, uma exitosa turnê pela América Latina e pelos Estados Unidos. Esta turnê contou com apresentações de sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, dentre outras cidades no Brasil.
A música de Supervielle tem sido utilizada numerosas vezes na televisão e no cinema. A canção "Miles de pasajeros", do seu primeiro disco, integra a trilha sonora do último filme de Oliver Stone: "Savages".
Compôs juntamente com Gabriel Casacuberta (contrabaixista do Bajofondo) a música original do filme "O banheiro do Papa", co-produção franco-uruguaio-brasileira, pela qual obteve numerosos prémios em festivais internacionais, incluindo o Festival de Cannes. Compôs também a trilha sonora do filme "Artigas, La Redota" dirigida pelo uruguaio-brasileiro Cesar Charlone. Pela trilha sonora deste último obteve o prêmio especial do Festival de cinema de Gramado.
Supervielle chega pela primeira vez como solista ao Brasil em dezembro de 2017, com apresentações marcadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
www.lucianosupervielle.net
www.bajofondomusic.com