Release
Michael Küttner e banda, em única apresentação, no Bar Semente
Participação especial do guitarrista Guga Mendonça
Sábado, 7 de outubro, às 20h
Em passagem rápida pelo Rio de Janeiro, baterista Alemão faz show único no Bar Semente. Acompanhado por Mateus Schneider na guitarra, Werner Driesen no piano e Geferson Horta no baixo, Michael Küttner fará uma apresentação inesquecível, ao som do melhor jazz interdisciplinar.
Serviço
Michael Küttner e banda
Sábado, 7 de outubro, às 20h
Entrada: R$30 e R$20 (lista amiga)
Local: Bar Semente - Rua Evaristo da Veiga 149 Lapa RJ
contato@barsemente.com.br ou (21) 2507-5188, a partir de 18h
Pagamento da entrada e do bar: dinheiro ou cartão de débito
Sobre Michael Küttner
Um dos mais procurados bateristas e percussionistas e um dos mais populares da Europa. Estudou em Colónia música inovativa e clássica, obteve uma bolsa de estudos da DAAD para estudar jazz em Boston/USA e estudou música africana no Ghana. Todas estas influências musicais compõem o seu extraordinário estilo interdisciplinar. Os leitores da revista “Drums und Percussion” (Bateria e Percussão) elegem-no como o melhor baterista de jazz da Alemanha e a revista “Münchner Abendzeitung” condecoram-no com a “Stern der Woche” (Estrela da Semana) com a melhor obra artística. A sua criatividade e dedicação o tornam um dos parceiros mais procurados. Através dos muitos anos de trabalho com o conhecido baterista Peter Giger e o seu grupo “Family of Percussion” e através dos seus 30 anos de trabalho intensivo com o guitarrista Michael Sagmeister, tornou-se conhecido e reconhecido internacionalmente.
Tocou inúmeras vezes em festivais internacionais, e mundialmente se apresenta com músicos de renome internacional, como por exemplo Albert Mangelsdorff, Wolfgang Dauner, Charlie Mariano, Steve Swallow, Trilok Gurtu, Maria João, Sheila Jordan, Kenny Wheeler, Nana Vasconcelos, Markus Stockhausen, Lee Konitz, Pat Martino, Klaus Lage. Para o Instituto Goethe. Michael Küttner já tocou na Hungria, Croácia, África do Norte, na África Ocidental, Índia, no Sudoeste da Ásia e no Brasil.
Desde 1991 está igualmente ativo em Maputo e participou por exemplo do 1° Festival Internacional de Jazz. Ele também toca para o projecto “Friends Across the Border” e atualmente faz participações em shows dos grupo “Timbila Muzimba” e a “Quadrilha de Maputo”. Michael Küttner já gravou mais de 50 CD’s e participou em várias produções radiofónicas.
Desde 1989 leciona na Universidade de Colónia e desde 2000 leciona como professor catedrático na “Hochschule für Musik und Darstellende Kunst” em Mannheim. É considerado um dos melhores pedagogos em jazz na Europa e um dos mais procurados professores para “workshops” e cursos. Michael Küttner também escreve “workshops” para a revista “Drums und Percussion”
No momento, ou ele está fazendo um trabalho solo, ou com o seu trio (do qual faz também parte o grande saxofonista Hugo Read), ou com os grupos Michael Sagmeister, Quadrilha de Maputo e MangrOove.
Passagens pelo Brasil
2011 Festival Internacional de Percussão em Salvador
2012 Concertos com o Trio de David Gasarov, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e na Sala São Paulo, em SP
2013 Concertos em São Paulo, Salvador, Pirenópolis e Rio de Janeiro
Werner Driesen - é um pianista alemão versátil e experimental de jazz de Bonn/Colônia na Alemanha. Durante a sua infância (início dos anos 70) estudou piano clássico e jazz com o compositor e pianista Hans Ziegler. Participou de inúmeros concertos e sessions dentro e fora da Alemanha onde, tocou com Elis Regina e Jon Hendricks e mais tarde em trio com Gunnar Plümer e Michael Küttner, em quarteto com Paul Shigihara, Andreas Lonardoni e Garcia Morales, assim como com Peter Fester, Werner Neumann, Michael Klarkien, Alex Gunia e brasileiros residentes na Alemanha como Patricia Cruz, Eli Goulart e André de Cayres. Nos últimos 10 anos no Rio de Janeiro tocou com AC (Afonso Claudio), Daniel Cahon, em trio com Rodrigo Ferreira e Zaza Desiderio e atualmente (2017) em quarteto com Mateus Schneider, Berval Moraes e Victor Bertrami.