Release
Carioca da gema, o saxofonista e compositor Michel Nirenberg, desde sua ida aos EUA em 2012 vem construindo sua carreira com destaque na cena musical jazzística de Washington D.C. Tendo se apresentado em diversos festivais e vencido diversos concursos de jovens solistas no Brasil, ele chegou aos EUA com um destacado currículo, tendo se graduado com louvor em seu bacharelado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2014, concluiu o mestrado em música pela James Madison University, onde além de professor assistente atuava regularmente como saxofonista. Muito antes de formar-se porém, já se apresentava com músicos de alto nível de ambos países.
Vindo de uma família de músicos, Nirenberg estudou música desde a infância. Se tornar um músico era o caminho natural em sua vida. Violista, seu pai atua na Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro e é professor de música de câmara da UFRJ. Sua mãe, além de talen-tosa pianista, atua hoje como professora. Seu avô paterno, Jaques Nirenberg, além de médico era um respeitado violinista membro do Quarteto Brasileiro da UFRJ, que por mais de 5 décadas se apresentou nas principais salas de concerto ao redor do mundo, incluindo Carnegie Hall em Nova York e Library of Congress em Washington D.C.. Michel ainda estudoupiano, violino e violão clássicos antes de escolher o saxofone por volta dos 15 anos, sendo o instrumento um presente de seus pais.
Seu estilo musical pode ser considerado como música instrumental brasileira contemporânea. O álbum que está lançando demonstra uma fascinante riqueza de influências destacando-se o choro, primeiro estilo urbano brasileiro de música instrumental. Caracterizado por seu virtuosismo, improvisação e sutis modulações, choro é também um ritmo marcado por síncopes e contrapontos, e Nirenberg nos demonstra com habilidade sua inovadora interpretação. No mesmo álbum ainda atua tocando Straigh Ahead Jazz e faz uma inesperada mudança na faixa bônus para o Avant-Garde.
Durante boa parte de sua educação musical, suas principais influências vieram do
repertório de música clássica, tendo somente mais tarde imergido em diversos estilos de jazz e música brasileira (choro, samba, baião, maracatu), onde foi muito influenciado por mestres como o multi-instrumentista Hermeto Pascoal e o violonista/pianista Egberto Gismonte.
R$25 e 20 horas