Release
Neymar Dias apresenta com essa formação de quarteto composições que integrarão seu novo CD autoral, a ser lançado no segundo semestre. O show apresenta novas possibilidades solísticas da viola caipira e como ela pode dialogar com outros universos musicais diferentes do universo sonoro que popularizou a tradicional viola brasileira. O grupo também é formado por Agenor de Lorenzi (teclados), Igor Pimenta (baixo) e Gabriel Altério (bateria).
O repertório flerta com jazz, música pop, regional e erudita. Com sonoridade inusitada traz timbres específicos e arranjos, que possibilitam que seja feita essa ponte musical entre vários gêneros musicais diferentes abraçados pela viola de 10 cordas. O repertório conta com releituras de clássico dos Beatles, temas mais tradicionais de viola caipira e de jazz conhecidos adaptados para essa formação.
Neymar foi de início, autodidata, e assim aprendeu vários instrumentos de cordas, como viola caipira, guitarra, violão,baixo elétrico, guitarra havaiana e bandolim. Formou-se em composição e regência pela FAAM e foi integrante da OSUSP e da Experimental de Repertório.
Tem trabalhado com importantes nomes do cenário musical brasileiro, como Inezita Barroso, Nelson Ayres, Tinoco, Mônica Salmaso, Ivan Lins, Theo de Barros e Naná Vasconcellos.
Em 2008 viajou como contrabaixista do grupo do renomado saxofonista Branford Marsalis por uma extensa turnê nos Estados Unidos, com o espetáculo “Brasilianos”. Tem 3 álbuns de sua carreira solo: ‘Capim’ (2009), ‘Intervalo’ (2010) e ‘Caminho de casa’ (2012). Em 2013 lançou o CD ‘Festa na roça’ em parceria com Toninho Ferragutti, que foi nomeado ao Grammy Latino em 2014. Em 2015, lançou ao lado do baixista Igor Pimenta o CD ‘Come Together Project’, dedicado a obra dos Beatles em formação e arranjos extremamente camerísticos.
Com Neymar Dias (viola caipira), Agenor de Lorenzi (teclados), Igor Pimenta (baixo) e Gabriel Altério (bateria).