Release
Uma das grandes vantagens do avanço da tecnologia é a evolução das câmeras nos dispositivos mobile, permitindo que possamos experimentar, registrar e compartilhar com qualidade momentos de nosso cotidiano. Apesar de as câmeras mobile possuírem limitações técnicas é possível ainda assim criar grandes imagens e registros significativos. Para isso é fundamental dominar as técnicas básicas de fotografia como a iluminação e a composição. O projeto de exposição fotográfica “Rio de Todas as Africas: Diásporas Cariocas nas Lentes de Januário Garcia”, irá realizar uma oficina que abordará a fotografia como ferramenta de expressão, possibilitando aos participantes saberem mais sobre técnicas básicas, estruturas, estética e mais.
________________________________________
O FOCO:
di·ás·po·ra
(grego diasporá, dispersão)
substantivo feminino
1. Dispersão do povo judeu.
2. Dispersão de grupos humanos que abandonam seu lugar de origem.
O conceito de Diáspora é protagonista da exposição que acontecera na casa de Cultura Laurinda Santo Lobo, em Santa Teresa, durante os meses de Outubro e Novembro, é por esse motivo que será objeto de estudo durante a oficina, com a explicação teórica por parte do fotografo Januário Garcia.
________________________________________
O OFICINEIRO:
Januário Garcia é um fotógrafo brasileiro que nos últimos 40 anos tem documentado brasileiros afro-descendentes nos mais diversos aspectos de sua vida, tais como: o social, o político, o cultural e o econômico. Durante sua trajetória, o artista criou um importante acervo fotográfico que relata a história contemporânea dos negros do Brasil demonstrada em belíssimas imagens, capturadas por sua sua lente.
________________________________________
A OFICINA:
“Fotografe bem com o celular que você tem”
1) Parte teórica: Serão apresentados conceitos importantes da fotografia tais como estilos, composição, iluminação e outros. Serão também abordados o uso e limitações/possibilidades dos dispositivos fotográficos mobile e o comparativo com os recursos profissionais. Também serão levantadas considerações sobre o papel da web e aplicativos/dispositivos digitais na fotografia e as possibilidades profissionais no mercado da fotografia contemporânea.
2) Parte prática: Os alunos fotografarão dentro do espaço da lona ou arena cultural sob a orientação do oficineiro. Para os usuários do Instagram solicitamos, caso seja postado imagens no decorrer da oficina, que utilizem o hashtag #diasporascariocas. Quem não utilizada o Instagram pode enviar para o e-mail da produção que as imagens serão postadas diretamente no perfil do projeto.
________________________________________
CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO
Público: Amadores, Fotógrafos ou interessados em fotografia (maiores de 16 anos).
Horário: 13h às 17h00
Carga horária: 4h00
Pré-requisitos: Smartphones capazes de gerar uma imagem com no mínimo 3Mb.
Valor da oficina: GRATUITO
Vagas: 20 inscritos
Entrega de material complementar digital com referências bibliográficas, sites e ferramentas.
INSCRIÇÕES: arenajovelina.culturapresente@gmail.com
com o Assunto Oficina de fotografia