Bar Semente

07 ago 2017
20:00
Lapa – RJ

Release

Bar Semente, criado em 1998 na Lapa, recebe Prêmio Música.RJ

Palco comemora 20 anos em 2018 dedicado à música ao vivo e à difusão de gêneros musicais produzidos no Estado do Rio
A Coordenação de Música da Secretaria de Estado de Cultura lança nas próximas semanas o Prêmio Música.RJ. Entre agosto e dezembro, 20 palcos em todas as regiões do Estado do Rio serão contemplados. O primeiro espaço de música no Estado do Rio a receber a homenagem será o Bar Semente, na Lapa (Rio de Janeiro), por sua contribuição à música do Rio de Janeiro. Reconhecido no Brasil e em diversas publicações no mundo como um espaço-ícone da revitalização da Lapa – resgatando o choro, o samba, a música instrumental, contribuindo para o surgimento de novos cantores e compositores e a valorização da música popular brasileira - o Semente completa 20 anos em 2018.
Criado por Regina Weissman em 1998, desde 2004 tem a curadoria e direção de Aline Brufato, atualmente a única sócia à frente do espaço. O Semente está situado próximo aos Arcos da Lapa, no coração da nossa “Montmartre carioca”, a poucos metros da Escadaria Selarón (terceiro ponto mais desejado pelos turistas hoje). Os sócios e colaboradores também serão homenageados. Além de Aline e Regina, Osvaldo Costa Rego Filho receberá uma homenagem especial. Ele entrou como sócio em 1999 quando o espaço estava ameaçado de fechar as portas. O filho de Oswaldo, Sergio Krakowski, é músico e tocou por muitos anos no Semente. Dessa fase surgiu o grupo Tira Poeira.
Quando o Semente foi aberto, em 1998, a Lapa vivia um momento de abandono. Era considerado um ambiente violento. Havia apenas o Empório 100, na Rua do Lavradio (com curadoria do produtor Lefê Almeida), e o Arco da Velha. Foi no Semente que surgiu e apareceu toda uma geração com nomes como Yamandu Costa, Teresa Cristina e Pedro Miranda (com o Grupo Semente), Zé Paulo Becker (que faz apresentação de música instrumental na casa todas as segundas-feiras há mais de 15 anos), Marcos Sacramento e outros mais recentes, como Moyséis Marques e Júlio Estrela.
Para André Lazaroni, Secretário de Estado de Cultura, reconhecer o valor simbólico e econômico de espaços musicais como o Semente é missão do Poder Público: “O Semente é um lugar que simboliza a resistência da música ao vivo, que valoriza a música popular brasileira, em especial gêneros que são característicos do Estado do Rio. Vivemos um momento de transformações no mercado da música e a presença do palco do Semente na Lapa é essencial como modelo de resistência para nossa cena cultural e pela busca de novos modelos sustentáveis na música”.
Justificativa
Música autoral, instrumental, intérpretes, ritmos variados como o choro, o samba, o jazz, a MPB, ritmos latinos e universais estão presentes no Semente. É um lugar que investe em música autoral no Rio de Janeiro desde 1998 e ganhou reconhecimento internacional por ser ponto de encontro de músicos como Yamandu Costa, Teresa Cristina e Grupo Semente, Nicolas Krassik, Moyséis Marques, Casuarina, entre outros, que iniciaram ou consolidaram suas carreiras musicais no Semente. Toda uma geração de músicos até hoje ligados a esta casa começaram naquele pequeno ambiente, que recebeu ao longo dessa quase duas décadas diversos visitantes ilustres. Chico Buarque e Ney Matogrosso fizeram participações no palco da casa nos últimos meses. Sting, Nora Jones, Buena Vista Social Club, Kurt Mazur, Gogol Bordelo, Jeff Beck, Teresa Salgueiro, Marisa Monte, João Bosco, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Snarky Puppy, Antony Wilson, Dave Mathews Band, Paulo Moura, Madeleine Peiroux, Bebê Kramer, Arismar do Espírito Santo, Gabriel Grossi, Marcos Sacramento, Roberta Sá, Nicolas Krassik, Carlos Malta, Elisa Lucinda, Ronaldo do Bandolim, Moyseis Marques, Humberto Araújo, Jaques Morelenbaum, Guinga, Adam Clayton, Zé Paulo Becker e muitos artistas e instrumentistas do mundo inteiro já passaram pela casa.

Prêmio Música.RJ no Bar Semente
Data: 7 de agosto de 2017 (segunda-feira)
Horário: 19h
Apresentação com o violonista Zé Paulo Becker e Semente Choro Jazz
Classificação: livre
Bar Semente
Rua Evaristo da Veiga, 149, Lapa, Rio de Janeiro.
Informações: 21 2507-5188
Confirmação de presença: redemusicarj@gmail.com
(Instituições ligadas à música terão cortesia, com um limite de 40 lugares)
O Semente estará aberto com entrada franca para a cerimônia de entrega entre 19h e 21h. Após esse horário, o público deverá pagar pelo ingresso show.
Zé Paulo Becker e Semente Choro Jazz
Ingresso preço único: R$ 40,00
Lista amiga R$ 25,00 - coloque seu nome no evento na página do Semente até 18h

Sobre o Prêmio Música RJ
O objetivo do Prêmio Música.RJ é identificar e premiar espaços culturais de música que realizam um trabalho relevante no apoio e valorização à produção musical autoral no Estado do Rio de Janeiro. A lista inicial terá 20 espaços de música situados em todas as regiões do Estado do Rio. Os gestores e curadores receberão placas para sinalização do prédio e certificados em homenagem a seus esforços. A indicação será realizada por uma comissão formada por profissionais atuantes no campo da música pela Sociedade Civil e gestores da SEC. O Prêmio foi desenvolvido em parceria com o Instituto Gênesis da PUC-Rio, o Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), o SindRio – Sindicato de Bares e Restaurantes e o Conselho Estadual de Política Cultural, seguindo as diretrizes do Sistema Estadual de Cultura.
Critérios
- Palco para música ao vivo (ênfase em repertório autoral)
- Capacidade para até 600 pessoas
- Serão considerados bares com música ao vivo, teatros com música, centros culturais, casas de show, entre outros.
- Gêneros musicais: não há restrição a gêneros musicais
Regiões do RJ no mapa com a abordagem da Secretaria de Estado de Cultura
Metropolitana I (Capital)
Metropolitana II (Baixada)
Metropolitana III (Leste Fluminense)
Região Noroeste Fluminense
Região Norte Fluminense
Região Serrana
Baixadas Litorâneas
Médio Paraíba
Região Centro-Sul
Costa Verde

Parceria institucional:
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
Instituto Gênesis da PUC-Rio
Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB)
Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio)

Supervisão:
Patrícia Lins e Silva
Superintendente de Artes | Música, Artes Cênicas e Artes Visuais

Leo Feijó
Coordenador | Música, Artes Cênicas e Artes Visuais

Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
Superintendência de Artes
Rua da Quitanda, 86 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro
+55 21 2216-8500 ramal 341 | 21 99243-5892
www.cultura.rj.gov.br

CONTACT US

    Log in with your credentials

    or    

    Forgot your details?

    Create Account