Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

23 nov 2017
19:00
Rio de Janeiro – RJ
R&B

Release

Vivemos em um mundo imerso na tecnologia digital. As experiências mais comuns do dia a dia são substituídas por imagens destas mesmas experiências. Aonde vamos, o que vestimos, o que comemos valem apenas como assunto para postagens nas redes sociais. A fisicalidade do mundo esvai-se na imaterialidade e fugacidade das imagens. Seu fluxo é contínuo e ininterrupto. Passam pelos nossos olhos sem deixar qualquer resíduo. Duram apenas o tempo de serem substituídas pelas próximas.

Neste contexto do imediato e do instantâneo, a pintura parece ser um contrassenso. A técnica é demorada. Sua superfície é construída com camadas sobre camadas, a secagem é lenta e o processo envolve muitas e muitas decisões. Mas é aí que a pertinência da pintura se afirma. Suas imagens possuem uma “carnalidade”, uma espessura, uma fisicalidade que, carregada de sentidos, instiga o olho que a vê a uma contemplação atenta. Desafia-o em sua passividade.

Pensar a pintura na cena de arte contemporânea, suas diversas abordagens e técnicas e os modos singulares de produzi-la está no cerne de nosso curso “Questões prático-teóricas da pintura na contemporaneidade” na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Como desdobramento deste nasceu o Projeto Farol que realizará exposições em parceria com o Espaço Sérgio Porto e que tem como objetivo dar visibilidade à produção recente de artistas que escolheram a pintura como meio.

A segunda mostra do projeto, ”Alegoria”, reúne trabalhos de Gabriel Secchin, Geórgia Goldfarb, Margaret de Castro, Mariana Leico, Nidia Albesa Rabi e Vitória Marini, artistas cujas imagens decantam do mundo suas dimensões mais sutis e subjetivas.

Luiz Ernesto e Bruno Miguel
Novembro de 2017

CONTACT US

    Fazer login com suas credenciais

    ou    

    Esqueceu sua senha?

    Create Account