JazzB

28 set 2016
22:00
São Paulo – SP

Release

​O novo projeto do Quarteto Mondjaz– “Diálogos com o Oriente” – surge das recentes pesquisas e vivências dos integrantes do grupo, que trazem em seu repertório um criativo entrelaçamento entre as culturas ocidentais e orientais. Permeados pela linguagem improvisada do jazz, o grupo se utiliza da sonoridade das diversas músicas orientais (sobretudo India e Oriente médio) e das possíveis intersecções destas com a música brasileira, para assim manipular livremente timbres, ritmos, texturas e melodias, criando uma espécie de “world music brasileira”, retratada pelas inusitadas composições, arranjos e peculiar sonoridade do grupo. ​

​Formado por experientes músicos e pesquisadores, o Quarteto Mondjaz cria esse diálogo aberto com o oriente, mesclandoas escalas árabes e as ragas indianas com a sonoridade do nordeste brasileiro, ou então, os complexos ritmos do konnakol com o fraseado do samba e do choro, e ainda, a improvisação presente tanto no jazz como na música brasileira e oriental, sendo catalisadapela perfomance livre e criativa do grupo.

​O percussionista Fabio Bergamini (que já foi músico do grupo Madredeus em Portugal e professor da Swarnabhoomi Academy of Music em Chennai-India), contribui com os timbres e ritmos trazidos da milenar cultura indiana, além das composições feitas a partir de sua vivência de quatro meses em território hindu. O pianista e acordeonista Sidney Ferraz revela nas harmonias modais e nas linhas melódicas de seu acordeon (que nos remete ao harmônio indiano) a influência das escalas e ragas orientais na sonoridade do grupo. Já o baixista Rui Barossi, traz sua longa experiência tocando com diversos grupos dentro da chamada ‘world music’ (Mutrib, Mawaca, Orquestra Mundana), utilizando-se também do canto, de efeitos sonoros e das complexas linhas de contrabaixo para enriquecer ainda mais os contrapontos e arranjos do grupo. Por fim, o trompetista Rubinho Antunes (que já tocou com JhonnyAlf, Mantiqueira, Maria Schneider e é mestrado na Université Paris 8- França) completa esse amálgama sonoro criado pelo tripé formado pela cultura brasileira, oriental e pelo jazz.

Com Fabio Bergamini (percussão), Rui Barossi (contrabaixo), Sidney Ferraz (piano) e Rubinho Antunes (trompete).

CONTACT US

    Log in with your credentials

    or    

    Forgot your details?

    Create Account