Release
#Quintemporâneas Especial “Sons do mundo” com
22h, Orquestra Mundana Refugi
24h, Entremundos - Emílio Martins
Ingresso: R$ 30 (antecipado) e R$ 40 (porta)
Adquira seu ingresso com desconto: https://goo.gl/2nNdCd
#ccmi #jazznosfundos #maisjazzpormenos #quintafeira #sopinheirostem #feriado
☆ ★☆ ★☆ ★
Nesta Quintemporânea Especial Sons do Mundo recebemos a Orquestra Mundana Refugi - criada pelo compositor e multi-instrumentista Carlinhos Antunes para reunir músicos profissionais de diversas etnias e culturas que residem em São Paulo ou estão de passagem por nossa cidade - e Entremundos, grupo do percussionista e baterista, Emílio Martins.
Orquestra Mundana Refugi
A Orquestra Mundana Refugi surge no aniversário de 15 anos da Orquestra Mundana, criada pelo compositor e multi-instrumentista Carlinhos Antunes para reunir músicos profissionais de diversas etnias e culturas que residem em São Paulo ou estão de passagem por nossa cidade. A formação original da Orquestra Mundana, que já contava com músicos da França e de Cuba e de diversas regiões do Brasil, foram somados músicos e cantores da Palestina, Síria, Congo, Haiti, Irã e Guiné-Conacri.
Idealizado por Carlinhos Antunes e pela assistente social Cleo Regina Miranda, REFUGI surgiu com o objetivo de, principalmente através da música, acolher e integrar pessoas que por escolha ou necessidade hoje têm a cidade de São Paulo como sua casa. O processo de formação da Orquestra Mundana Refugi se deu ao longo de dois meses do projeto REFUGI, do Sesc São Paulo, que ofereceu oficinas musicais gratuitas para imigrantes e refugiados e realizou uma série de ensaios abertos para que o público pudesse acompanhar o processo em toda sua riqueza e dinamicidade.
No repertório, temas tradicionais da Palestina, Irã, Guiné-Conacri, Congo, Haiti e Brasil e composições de Carlinhos Antunes. O canto de trabalho Planté Mayi, foi apresentado ao grupo pelo haitiano Junior Odnel durante uma das oficinas. Samai Atlântico, composta por Raouf Jemni, da Tunísia, foi integrada ao repertório por ocasião da vinda do jovem compositor ao Brasil. Cantos tradicionais árabes e persas são trazidos para arranjos que comportam também o canto brasileiro, com interpretações de cantoras Oula Al-Saghir, da Síria/Palestina, e Mah Mooni, do Irã, ao lado da brasileira de Mato Grosso do Sul Paula Mirhan. Já temas que propõem o diálogo África- Brasil têm as vozes de Mariama Camara, da Guiné-Conacri, e de Leonardo Matumona e Hidras Tuala, ambos do Congo.
Com vozes vindas de tantos cantos e instrumentos que vão do kanun ao acordeom, passando pelo piano, violino, cítara chinesa, bouzouki e tantos outros, as apresentações da Orquestra têm confirmado que, se existe uma forma de comunicação que ultrapassa qualquer fronteira e cria um lugar comum a todos, essa forma é a música.
Entremundos - Emílio Martins
Nesse projeto, o baterista e percussionista Emilio Martins propõe uma apresentação de “Brazillian World Music”, resultado da fusão de ritmos brasileiros com outras partes do mundo, através de improvisações sofisticadas repletas de climas e timbres.
Acompanhado de músicos excepcionais, contribuem o tempo todo no desenvolvimento de linhas melódicas e harmônicas trazidas pelas idéias percussivas de Emilio.
Após muitos anos de carreira, em contato com musicas de diversas culturas, e vasta vivência de interação entre povos, o autor sempre se aproximou de ritmos e sonoridades diversas, criando assim sua própria assinatura.
A experiência do músico em trabalhar com importantes nomes da música brasileira e internacional resultou no projeto ENTREMUNDOS que tem por intuito combinar ritmos, sonoridades e melodias adquiridas nessa trajetória.
A proposta do autor é ampliar essa comunicação intercultural trazendo novos instrumentos percussivos aliados a sonoridade de recursos já conhecidos, resultando na criação desse repertório.
Já acompanhou artistas brasileiros de renome como Luis Melodia,Fafá de Belém, Luiza Possi, Lecí Brandão, Daúde, Paulo Moura , Claudio Nucci, Orquestra Jazz Sinfônica, Ná Ozzeti, Fernando Correa, Vinicius Dorin e dividiu palco com artistas renomados do cenário internacional como Milton Nascimento, Guinga, David Liebman, Diane Schuur e outros.
Atualmente no Brasil integra os grupos SOS (sensacional orchestra sonora), Ladodalua, Balkans Neo Ensemble e viaja divulgando seu primeiro disco solo chamado “AEROSEVEN“.
☆ ★☆ ★☆ ★
Abertura da casa: 19h
Rua Cardeal Arcoverde, 742, Pinheiros, São Paulo
Tel: 11 3083 5975
Estacionamento (não conveniado) na rua João Moura, 1076
Horários: 22h (térreo) e 24h (subsolo)
informações: jazznosfundos.net
A casa aceita cartões de débito/crédito ou dinheiro
Reservas pelo email contato@jazznosfundos.net