Release
“Tecnomacumba” comemora 15 anos desafiando o tempo e consolidando Rita Benneditto como grande intérprete da MPB
O show acontece no dia 18 de abril às 21h no Theatro Net SP
Celebrando 15 anos, o espetáculo que reflete a história recente do Brasil, reafirma sua identidade, dialoga com o cenário estético e político, retorna a cena em 2018. Verdadeira intervenção cultural, sucesso de público e crítica, o show “Tecnomacumba – 15 anos de Festa e Fé” da cantora Rita Benneditto, será reapresentado no dia 18 de abril, às 21h, no Theatro Net em São Paulo.
Em termos musicais, “Tecnomacumba” se caracteriza por fusões sutis ou expressas da MPB a sons eletrônicos, pontos e rezas das religiões afro-brasileiras. Com elas, Rita Benneditto busca mostrar que o alicerce da MPB e dos ritmos eletrônicos é a musicalidade ancestral dos tambores, dos terreiros de candomblé, centros de umbanda, batuques e xangôs espalhados pelo país.
Idealizado e produzido por Rita Benneditto e concebido, com todo o seu matiz africano, para uma temporada no Rio de Janeiro em 2003, “Tecnomacumba” ganhou vida própria por todo o país e no exterior. Deixou sua grande marca no cenário internacional em um megafestival na cidade de Dakar (Senegal, África), em programação que reuniu artistas de vários continentes. Agora, atravessando esse longo período de maturidade e resistência, retorna reafirmando a força do Tempo em sua trajetória numa serie de shows a serem realizados durante todo ano de 2018.
Ao longo de sua existência, o projeto rendeu três nobres registros ao lado da excelente banda Cavaleiros de Aruanda, que acompanhará a intérprete em mais uma investida: ao todo foram dois CDs (um de estúdio e outro ao vivo) e um elogiadíssimo DVD. Faz parte também deste momento, a ideia de relançar esses produtos em formato digital, vinil e ainda um EP inédito com cinco faixas remixadas.
Mantendo a mesma ambiência e proposta que conquistou o público, o show segue se renovando. Tanto no repertório, que se amplia com a inserção de músicas como De mina (Josias Sobrinho), Mamãe Oxum (domínio público) e Sete Marias (Rita Benneditto / Felipe Pinaud), como pela nova formação da banda Cavaleiros de Aruanda, que agora conta com Fred Ferreira (guitarras e vocais), Pedro Dantas (baixo e vocais) e Ronaldo Silva (bateria e vocais).
Ao longo dessa trajetória vencedora, muitos artistas aderiram à intervenção cultural de Rita Benneditto, participando do show. Entre eles, Maria Bethânia, Alcione, Ney Matogrosso, Beth Carvalho, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Sandra de Sá, Mart’nália, Zeca Baleiro, Chico César, Leci Brandão, Davi Morais, Otto, Nicolas Krassik, Totonho e os cabra, Marcos Suzano, Lanlan, Lucas Santana, Carlos Malta e Daúde.
Em seu texto de apresentação do DVD, Caetano Veloso ressaltou o papel do tempo no sucesso de “Tecnomacumba”, e teceu sinceros elogios à voz e ao talento de Rita Benneditto. Para o compositor, “o que ressalta é a voz de Rita, sua segurança simpática (isso não é fácil nem frequente), seu timbre cheio, seus ornamentos chiques porque personalíssimos, sua nobreza maranhense. Esse disco tem um futuro intrigante e pode vir a dizer mais do que parece agora. Vamos ouvir e esperar”.
Agora, contra todos os prognósticos de um mercado musical que desaprendeu a lidar com a longevidade dos shows de música, ou que não privilegia a música que não é descartável, “Tecnomacumba” completa quinze anos de existência e – obviamente –de resistência, na medida que sua natureza insiste e estimula um olhar para a essência da cultura brasileira.
Caetano Veloso estava certo e a volta de “Tecnomacumba” é prova disso. O tempo é o elemento central do projeto, que resiste contra todas as expectativas. “Tecnomacumba está vivo porque meu público quer... e eu também”, avisa Rita.
Classificação: 12 anos.
Meia-Entrada: Estudantes, Idosos com 60 anos ou mais, Jovens pertencentes a Família de Baixa Renda, Pessoas com Deficiência, Professores e Profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino.
Ponto de Venda Sem Taxa de Conveniência: Bilheteria Theatro NET SP
Endereço: Rua Olimpíadas, 360, Piso Térreo - Shopping Vila Olímpia - Itaim Bibi.
Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado das 10:00 às 22:00. Domingos e Feriados 12:00 ás 20:00
Capacidade: 800 lugares.