JazzB

18 fev 2017
23:00
São Paulo – SP

Release

sábado 18 Fev - 23h
Ingressos e reservas: jazzb.net
#AndréMehmari #TuttyMoreno #NailorProveta #RodolfoStroeter
#MúsicaInstrumentalBrasileira

No final da década de 1990, o reconhecido baterista baiano Tutty Moreno, teve a oportunidade de gravar um CD com a sua concepção musical e com repertório composto principalmente por obras de Dorival Caymmi, além de alguns dos mais renomados compositores brasileiros como Egberto Gismonti, Luis Eça e Joyce Moreno.

Para embarcar nessa viagem sonora, Tutty convocou um quarteto que contou com a presença do então jovem pianista André Mehmari (na época com 19 anos), com o saxofonista, clarinetista e arranjador Nailor Proveta, e com o contrabaixista produtor musical paulistano Rodolfo Stroeter. Tendo também como convidada especial a compositora, violonista e intérprete Joyce Moreno, o resultado dos três dias de gravação foi o CD ‘Forças D’Alma’.

Recebido pela crítica especializada do Brasil e do exterior como um dos mais significativos CDs de música instrumental brasileira, ‘Forças D’Alma’ criou corpo próprio e se transformou em referência para toda uma geração de novos músicos brasileiros.

Construído com base na composição de Dorival Caymmi, Gismonti, Eça e Joyce, o resultado é instigante e único. Atuando sempre pelo mote “desconstruindo para construir”, a criatividade do quarteto aponta para uma síntese improvisatória que combina lirismo, desconstrução rítmica e melódica e, ao mesmo tempo, instiga o ouvinte para várias audições que permitem a descoberta de uma renovadora maneira de interpretar e recriar clássicos como ‘Só Louco’, ‘João Valentão’, ‘A Lenda do Abaeté’ e ‘A Vizinha do Lado’ de Dorival Caymmi, além das composições de Joyce, ‘Baracumbara’ e ‘Forças D’Alma’, o lirismo de ‘Sanfona’, de Egberto Gismonti, e a reinterpretação do clássico ‘Imagens’, de Luiz Eça.

O quarteto prosseguiu seu caminho em outros dois CDs produzidos posteriormente ‘Nonada’ e ‘Nem 1 Ai’, ambos lançados em 2008, contando com as participações de músicos como Teco Cardoso, Toninho Ferragutti, Mônica Salmaso e Joyce Moreno.

A maturidade do quarteto e sua capacidade criativa única, impulsiona a música brasileira para novos horizontes, comprovando a maioridade da nossa música instrumental e dignificando nossas fronteiras criativas, promovendo de maneira sólida e lírica nossos horizontes futuros de criação.

Noite imperdível!

CONTACT US

    Fazer login com suas credenciais

    ou    

    Esqueceu sua senha?

    Create Account