Release
Sambop Brass, formação precursora da Banda Mantiqueira, liderada por François de Lima, Walmir Gil, Cacá Malaquias e Proveta, volta ao palco do JazzB. O grupo ficou muitos anos sem se reunir e voltou à ativa após um convite para participarem do aniversário do JazznosFundos em 2015.
Tudo começou por volta de 1983, quando o Proveta e outros músicos moravam em uma república no Bixiga. Em 1985, formaram a Banda Aquarius e depois veio o Sambop Brass, quando François, Proveta e Walmir Gil acompanhavam o grupo de pagode Arte Final. Nestes longos encontros no camarim eles tocavam temas de jazz e os percussionistas do grupo colocavam o ritmo do samba. "Era a mais pura fusão do samba, do bebop, do jazz e dos metais!", relembra François.
Segundo Proveta, líder da Banda Mantiqueira, parte da experiência se deu pela enorme influência dos grandes músicos do jazz: “A gente sabia que precisava achar um caminho próprio como músico. Ter liberdade de produzir o que buscávamos, que era a música instrumental, mas sem imitar os jazzistas”.
Além dos grandes nomes do jazz norte-americano, os mestres brasileiros eram Maestro Branco, Laércio de Freitas, Maestro Nelson Ayres, Maestro Sion, Professor Claudio Leal, Edson Alves - “todas essas pessoas que lutavam pela música instrumental”, completa Proveta.
Nesta noite de mais puro espírito livre do jazz, com arranjos de Proveta, Sambop Brass apresenta “Giant Steps” de John Coltrane, “Donna Lee” e “Ornithology” do Charlie Parker, "Cerrado" do Djavan, "Tenor Madness" do Sonny Rollins e “Fogo na Roupa” do Altamiro Carrilho.
A Sambop Brass fez sucesso em suas apresentações mas teve vida breve e, lamentavelmente, não gravaram disco. Uma oportunidade de vê-los reunidos novamente trazendo essa formação muito especial.
Com François de Lima (trombone), Nailor Proveta (clarinete e sax alto), Walmir Gil (trompete), Cássio Ferreira (sax tenor), Carlos Roberto (piano), Pedro Ivo Lunardi (baixo) e Celso de Almeida (bateria).
***
Para mais informações e compra de ingressos:
http://jazzb.net/?p=10060