Centro Cultural São Paulo

05 abr 2018
11:00
São Paulo – SP

Release

> CINEMA TROPICÁLIA

dia 5/4

Cinema Tropicália compõe a exposição São Paulo – a capital tropicalista no CCSP. Serão exibidos dois documentários sobre os grandes artistas que fizeram parte do movimento tropicalista nas décadas de 1960 e 1970. Repletas de imagem de arquivos, essas obras são verdadeiras viagens no tempo e contam com relatos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee e Torquato Neto.

Sala Lima Barreto (99 lugares)
R$2,00 – a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia (consulte a programação completa das duas salas de cinema do CCSP no site Circuito Spcine)

PROGRAMAÇÃO

quinta – 17h30
Tropicália
(direção: Marcelo Machado, 2012, 87min, DCP)
Uma análise sobre o importante movimento musical homônimo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil no final dos anos 1960. O documentário resgata uma fase na história do Brasil em que cena musical fervilhava e os festivais revelavam vários novos talentos. Ao mesmo tempo, o Brasil sofria com a ditadura no poder, o que fez com que Caetano e Gil fossem exilados do País.

quinta – 19h30
Torquato Neto – todas as horas do fim
(direção: Eduardo Ades, Marcus Fernando, 2017, 88min, DCP)
Documentário sobre a trajetória de vida do poeta, cineasta, compositor e jornalista Torquato Neto. O longa-metragem acompanha da infância do artista, em Teresina, sua cidade natal, até seu aniversário de 28, quando tirou sua própria vida após deixar colaborações indeléveis em movimentos artísticos como a Tropicália. O ator Jesuíta Barbosa dá vida a poemas e outros escritos de Torquato.

> RODAS DE ESCUTA - PANORAMA DO MOVIMENTO TROPICALISTA 1968-1986

dias 14 e 15/4

Duas rodas de escuta a partir das realizadas por Augusto de Campos com Gilberto Gil, Torquato Neto e Caetano Veloso, em 1968, e por Cid Campos com Tom Zé e Augusto de Campos, em 1986. O material em áudio e a transcrição integram o Arquivo Multimeios do CCSP – será editado em formato radiofônico, como exemplos musicais da Discoteca Oneyda Alvarenga.
Com: Cid Campos – músico, compositor e produtor musical
sábado e domingo, das 15h às 16h – Discoteca Oneyda Alvarenga
grátis – 30 pessoas (por ordem de chegada)

Mais informações em breve!

> Confira a programação completa do #CCSP no site: centrocultural.sp.gov.br

CONTACT US

    Log in with your credentials

    or    

    Forgot your details?

    Create Account