Teatro Odisséia

12 maio 2016
21:00
Rio de Janeiro – RJ

Release

Sarau Preto – Mombaça e convidados

Tema: AbÔLição.
A partir de 12 de maio, véspera da Abolição da Escravatura; data em que a comunidade negra faz uma reflexão sobre o tratamento dispensado aos que se tornaram ex-escravos no País, o cantor, compositor e jornalista carioca Mombaça abre a temporada 2016 do Sarau Preto - Mombaça e convidados, às 20 horas, no Teatro Odisséia, na Lapa. O evento é braço do movimento cultural e artístico Vem Vencer Contra o Racismo, do qual fazem parte artistas, intelectuais como Gilberto Gil, Chico Buarque, Frei David e Dom Orani Tempesta (www.jornadamundialvemvencer.com).

Idealizado por Mombaça, o Sarau Preto acontece há mais de três anos no Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil. A ideia surgiu da necessidade de dar maior visibilidade à produção intelectual e artística dos afro-brasileiros de maneira simples, elegante, orgânica. O objetivo é destacar, exaltar e revelar a produção lítero-musical e poética de compositores e poetas notadamente negros, com intervenções artísticas transversais nos campos das artes plásticas, dança, audiovisual, moda, fotografia, cinema, teatro, televisão e estética negra. Itinerante, o Sarau Preto tem em seu viés cultural a inserção de artistas locais, valorizando a produção da própria cidade e criando sustentabilidade a cada praça em que se realize.

Desta vez, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através do projeto Fomento Olímpico, a temporada terá cinco eventos que acontecerão uma vez por mês no Teatro Odisséia, Lapa, RJ.

Para a estreia, Mombaça convida: Maíra Freitas (pianista, cantora e compositora), Jander Magalhães (percussionista, cantor e compositor), Luiz Otávio (pianista), Lica Oliveira (atriz, atleta e jornalista), Robson Caetano (medalhista olímpico), Bianca Lima (advogada, atriz e cantora), Pedro Pauleey (ator), Coletivo Boca quente (poesia), Carlos Júnior (fotógrafo), Tuninho Vilas (cantor e compositor), Ronaldo Rosas (jornalista), Antiéticos (Hip hop), Projeto Hip hop que vem de dentro, Veralinda Menezes (contadora de história infantil), Patrícia Dias (jornalista), Samba Trançado (grupo musical de samba e jongo).

No segundo ambiente do Odisséia haverá o lançamento com venda e autógrafo do novo livro do desembargador Paulo Rangel (TJ/RJ), "A redução da menoridade penal: avanço ou retrocesso social?, exposição fotográfica de Januário Garcia e uma mini feira afro brasileira com produtos dos artistas envolvidos no evento como camisetas, CD/DVD e uma performance gustativa do Angurmê, cozinha afro brasileira.

Dj / VJ Bieta tocar nos intervalos e encerra a programação com um baile charme.

A banda Preta (Bateria, contrabaixo elétrico e teclados) acompanhará os artistas que precisarem de apoio.

O evento também servirá para captura de imagens que poderão ser usadas no piloto do Sarau Preto na TV.

A cada edição o Sarau Preto faz uma homenagem póstuma a um representante da música negra (cantor, compositor ou músico) e um da poesia (literatura e/ou congêneres), mas desta vez o geógrafo Milton Santos figurará ao lado de Clementina de Jesus.

Entrada R$ 20,00
Lista amiga R$ 10,00 (E-mail: producao@gmail.com até 10/05)

CONTACT US

    Fazer login com suas credenciais

    ou    

    Esqueceu sua senha?

    Create Account