Centro Cultural São Paulo

05 set 2017
17:00
São Paulo – SP

Release

Recentemente um artigo no jornal The Guardian do jornalista Steve Rose, condicionou um debate entre pesquisadores e críticos de cinema sobre um suposto surgimento de um sub-gênero. Definido por ser um movimento que busca fugir das convenções mais clássicas do Horror, o “Pós-horror” dominou o cenário independente do mundo inteiro nos últimos anos com lançamentos frequentes e com sucesso nas críticas, mas resistência à resposta do público. Definitivamente são filmes que não procuram um terror explícito e sim discussões existencialistas e filosóficas deixando o “susto” em segundo plano. Uma coisa é certa, não tem como dizer que não são filmes do gênero de horror, pois seus elementos se encontram de maneira clara nas narrativas. Afinal são histórias de fantasmas, monstros que vivem em armários, bruxas, demônios e mundo pós-apocalíptico recheado de mistérios.

Mas mesmo quando há concordância na qualidade dos filmes, cinéfilos discutem sobre a necessidade de nomear mais um “movimento”, o que separa os filmes de horror? Com certeza a abordagem feita por esses novos diretores (todos citados no artigos são estadunidenses) já estava sendo explorada no mundo inteiro com clássicos como O Iluminado e Inverno de Sangue em Veneza, muito antes dessa nova geração. Sem contar que cineastas brasileiros como Marco Dutra e Juliana Rojas, já brincam com o sobrenatural em seus filmes desde o começo dos anos 2000.

A mostra vai apresentar a discussão ao público e explorar as influências do pós-horror, além de incluir filmes que não foram citados pelo artigo, mas que acreditamos fazer parte do movimento que revigora o terror nos cinemas da década de 2010. Haverá também um debate no dia 09 de setembro entre a professora, pesquisadora e jornalista Laura Loguercio Cánepa, responsável pela tese “Medo de quê: Uma história dos filmes de horror no cinema brasileiro” e a cineasta Gabriela Amaral Almeida, diretora, roteirista e dramaturga que acaba de lançar seu primeiro longa metragem, Animal Cordial, no circuito de festivais internacionais.

*Os ingressos para as sessões de cada dia serão liberados a partir das 14h com o valor de R$2,00
*Debate com entrada franca

PROGRAMAÇÃO:

05/09
15h30 BABADOOK
17h30 TRABALHAR CANSA
19h30 O SOM AO REDOR

06/09
16h00 BOA NOITE, MAMÃE
18h00 PRIMAVERA
20h00 INVERNO DE SANGUE EM VENEZA

07/09
15h30 SÍNDROMES E UM SÉCULO
17h30 PERSONAL SHOPPER
19h30 O ILUMINADO

08/09
16h00 PERSONAL SHOPPER
18h00 TRABALHAR CANSA
20h00 A BRUXA

09/09
15h45 SESSÃO DE CURTAS
17h00 Debate com Laura Loguercio Cánepa e Gabriela Amaral Almeida
20h00 AO CAIR DA NOITE

10/09
15h45 BOA NOITE, MAMÃE
17h30 MATE-ME POR FAVOR
19h30 O BEBÊ DE ROSEMARY

12/09
16h15 PRIMAVERA
18h10 A BRUXA
20h00 PERSONAL SHOPPER

13/09
16h00 SESSÃO DE CURTAS
17h30 MATE-ME POR FAVOR
19h30 AO CAIR DA NOITE

14/09
15h00 O SOM AO REDOR
17h30 BABADOOK
19h30 SÍNDROMES E UM SÉCULO

SINOPSES:

BOA NOITE, MAMÃE, de Veronika Franz e Severin Fiala
Ich seh, Ich seh, Áustria, 2016, 100’, digital
Com Susanne Wuest, Lukas Schwarz, Elias Schwarz
Uma família vive em uma residência isolada em meio a árvores e plantações de milho. Após dias afastada por conta de cirurgias plásticas, a mãe (Susanne Wuest) volta para casa e não é reconhecida pelos filhos gêmeos. As crianças, de nove anos, duvidam que a mulher de rosto coberto seja realmente sua mãe e a partir de então nada será como antes.

AO CAIR DA NOITE, de Trey Edward Shults
It Comes At Night, Estados Unidos, 2016, 92’, DCP
Com Joel Edgerton, Carmen Ejogo, Kelvin Harrison Jr.
Paul mora com sua esposa e o filho numa casa solitária e misteriosa, mas segura, até que chega uma família desesperada procurando refúgio. Aos poucos a paranóia e desconfiança vão aumentando e Paul vai fazer de tudo para proteger sua família contra algo que vem aterrorizando todos.

A BRUXA, de Robert Eggers
The Witch, Estados Unidos, 2016, 93’, DCP
Com Anya Taylor-Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie
Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.

TRABALHAR CANSA, de Marco Dutra e Juliana Rojas
Brasil, 2011, 99’, 35mm
Com Helena Albergaria, Marat Descartes, Naloana Lima
Helena é uma dona de casa que resolve abrir um minimercado. Tudo vai bem até Otávio, seu marido, perder o emprego. A partir de então estranhos acontecimentos tomam conta do local, afetando o relacionamento do casal com a empregada doméstica.

MATE-ME POR FAVOR, de Anita Rocha da Silveira
Brasil, 2016, 104’, DCP
Com Valentina Herszage, Dora Freind, Mariana Oliveira
Na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a rotina de Bia, uma jovem de quinze anos, e de João, seu irmão de 25 anos de idade, é alterada por uma série de assassinatos sombrios. Este caso acaba ilustrando alguns dos principais problemas enfrentados pela juventude atual.

O SOM AO REDOR, de Kleber Mendonça Filho
Brasil, 2013, 131’, DCP
Com Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings
A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.

BABADOOK, de Jennifer Kent
Austrália, 2014, 94’, digital
Com Essie Davis, Noah Wiseman, Daniel Henshall
Seis anos já se passaram desde a morte de seu marido, mas Amelia ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel, e tem dificuldades para amá-lo. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado "The Babadok" reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadok deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de Amélia.

PRIMAVERA, de Justin Benson e Aaron Moorhead
Spring, Estados Unidos, 2014, 110’, digital
Com Lou Taylor Pucci, Nadia Hilker, Vanessa Bednar
Depois de perder a mãe após batalhar contra uma doença, Evan percebe que sua vida está sem direção, e resolve pegar todo o seu dinheiro e se aventurar pela Europa sem destino certo. Quando ele chega à Itália, ele conhece a jovem Louise, por quem se apaixona. Os dois iniciam um romance, mas um segredo de Louise pode destruir a história do casal.

PERSONAL SHOPPER, de Olivier Assayas
França, 2017, 110’, DCP
Com Kristen Stewart, Lars Eidinger, Sigrid Bouaziz
Maureen é uma jovem americana que mora em Paris e trabalha como "personal shopper" para uma celebridade local. Ela também tem uma capacidade especial para se comunicar com o mundo dos mortos. A moça dividia esse dom com seu irmão, recém-falecido, que parece estar querendo enviar uma mensagem para o mundo dos vivos.

SÍNDROMES E UM SÉCULO, de Apichatpong Weerasethakul
Sang sattawat, Tailândia, 2006, 105’, digital
Com Nantarat Sawaddikul, Jaruchai Iamaram, Sophon Pukanok
Dividido em duas partes, o filme conta como funciona a memória e o sentimento de felicidade desencadeado por algo aparentemente insignificante. A primeira parte tem como foco a vida de uma médica. Já a segunda, a de um médico.

INVERNO DE SANGUE EM VENEZA, Nicolas Roeg
Don't Look Now, Itália/Reino Unido, 1973, 112’, digital
Com Donald Sutherland, Julie Christie, Massimo Serato
Após a trágica morte acidental de sua filha, o casal Laura e John Baxter decide começar uma nova vida em Veneza, onde ele trabalhará na restauração de uma igreja. Lá os dois conhecem duas estranhas irmãs. Uma delas afirma ter contato com o espírito da criança falecida e avisa que o casal corre um sério risco em Veneza. John duvida, mas logo começa a ter misteriosas visões.

O BEBÊ DE ROSEMARY, Roman Polanski
Rosemary's Baby, Estados Unidos, 1969, 136’, digital
Com Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon
Um jovem casal, Rosemarey e Guy Woodhouse, se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas, onde coisas bizarras acontecem. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê o seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê luz ao Filho das Trevas.

O ILUMINADO, Stanley Kubrick
The Shining, Estados Unidos, 1980, 146’, DCP
Com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
Durante o inverno, um homem é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

SESSÃO DE CURTAS
Um Ramo, de Juliana Rojas, Marco Dutra
2007, 15' Com Gilda Nomacce, Helena Albergaria, Júlia Albergaria
Clarisse descobre uma pequena folha crescendo em seu braço direito.

O Lençol Branco, de Juliana Rojas, Marco Dutra
2003, 17' Com Clarissa Kiste, Lilian Blanc, Sérgio de Oliveira
Em uma casa de subúrbio, uma mulher é obrigada a lidar com a presença da morte.

A Mão que Afaga, de Gabriela Amaral Almeida
2011, 19' Com Ant'nio Camargo, Luciana Paes
No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.

Os Mortos-Vivos, de Anita Rocha da Silveira
2012, 19' Com João Pedro Zappa, Pedro Tambellini, Natalia Lebeis
Bia está off-line. As mensagens enviadas serão entregues quando Bia estiver on-line.

CONTACT US

    Log in with your credentials

    or    

    Forgot your details?

    Create Account