Release
UMA INTERVENÇÃO AUDIOVISUAL
A Tarja Preta é um coletivo fundado no inicio dos anos 2000 pelo fotojornalista Matias Maxx e os cartunistas Daniel Paiva e Daniel Juca. De lá pra cá realizou animações, documentários, eventos e uma revista. O objetivo da sessão Tarja Preta é exibir não apenas curta-documentários de sua autoria como outros que compartilham da mesma linguagem contestadora e urbana da Tarja Preta. A sessão será seguida de um breve debate e sonorização com o DJ Mouchoque para criar uma dispersão descontraída.
Filmes exibidos:
Una de Quince (Uruguai, 2017, duração: 11’)
Direção: Matias Maxx e Daniel Paiva
Produção: Tarja Preta
O Uruguai é o único país com leis federais que regulamentam a produção e o comércio da maconha. Enquanto muitos acreditam que isso deve-se a uma canetada do ex-presidente Pepe Mujica, o documentário explora as circunstancias que levaram à regulamentação da maconha no Uruguai, contadas pelos ativistas, cultivadores e pesquisadores da Canabis no país.
Boricua - O Grito de Sunset Park (EUA, 2017, duração: 18’)
Direção: Victor Ribeiro
Produção: MutirãoLAB
Em Sunset Park se escuta um grito! Vários gritos! A gritaria dos tambores da bomba porto-riquenha. Câmeras alertas vigiando a NYPD. O povo marchando com a alegria caribeña contra as injustiças, o racismo e a violência policial. Dennis Flores e El Grito de Sunset Park são vozes de uma Nova York latina e de luta.
Rafael Braga: Mais um rapaz comum (Brasil, 2017, duração 13’50”)
Direção: Matias Maxx, Felipe Larozza, Michel Coli
Produção: VICE Brasil
O caso de Rafael Braga ilustra a realidade de tantos outros jovens negros no Brasil. É isso que investiga o documentário da VICE sobre a prisão do ex-catador de latas e único condenado nas Jornadas de Junho de 2013.