Release
"THE FREE SIDE OF JAZZ"
Master-Class com o baterista cubano Francisco Mela
25/08 às 15h - Entrada Franca.
Francisco Mela é um dos favoritos entre os instrumentistas de elite do jazz, entre eles, Joe Lovano, John Scofield, JoAnne Brackeen, Kenny Barron , Gary Bartz , Bobby Watson e McCoy Tyner , todos citando seu carisma, sofisticação e espírito de afirmação da vida como um Extensão de seus incríveis talentos como compositor e baterista.
Francisco Mela nasceu em 1968 em Bayamo, Cuba. Ele mudou-se para Boston em 2000 para obter um diploma na aclamada Berklee College of Music e, logo depois, a faculdade reconheceu que Mela tinha muito a oferecer aos alunos, que imediatamente o contratou como professor. Mela rapidamente fez um nome para si mesmo na cena de Boston, tornando-se o baterista da casa no lendário Wally's Café Jazz Club. Foi na Wally que Mela começou a desenvolver um conceito para sua própria banda, que apresentaria os sons do jazz moderno com a música tradicional com a qual ele cresceu em Cuba.
Fellow Berklee, membro do corpo docente e saxofonista de renome mundial, Joe Lovano , ouviu Mela e ficou imediatamente impressionado, contratando-o pouco depois para tocar em seu quarteto. Desde 2005, Mela tem sido parte integrante do quarteto de Joe Lovano e seu novo grupo, "Us Five", um quinteto de dois bateristas. A gravação de 2009 Blue Note Records, intitulada Folk Art , foi considerada por muitos críticos como a mais aventureira de Lovano. Em 2009, ele foi chamado pela lenda do jazz McCoy Tyner para se juntar ao seu trio. Disse Tyner sobre seu novo baterista: "Mela simplesmente é um baterista fantástico. Ele tem seu próprio estilo e seu próprio som, o que eu procuro em um baterista ".
O primeiro CD de Mela, Melao foi lançado em 2006 e foi considerado um dos melhores álbuns do ano pelo All About Jazz. Da mesma forma, The Village Voice escolheu Melao como a melhor estréia de um artista de '06.
O segundo lançamento de Mela como líder, Cirio , foi gravado durante um período de uma semana no Blue Note para Half Note Records em 2008. A gravação apresentou um elenco de todas as estrelas de Mark Turner, Jason Moran, Larry Grenadier e Lionel Loueke . Os críticos do blog escreveram "este é o jazz moderno de alta ordem, mas com o toque de Mela de Havana adicionado ..." afirmando o nicho exclusivo da Mela no caldeirão que é agora a "cena de jazz" de Nova York. O WDUQ escolheu o álbum como um dos Melhores CDs de jazz de 2008.
A terceira gravação da Mela, o Safari cubano , é uma amalgamação de suas bandas favoritas que o inspiraram a se tornar um baterista - o grupo de fusão de Miles Davis com Chick Corea e Keith Jarrett, Weather Report e o supergrupo Irakere do jazz latino.
Em seu segundo lançamento na Half Note, Tree of Life , Mela oferece uma fusão apaixonada de polirritmos cubanos e modernismo propulsor. O álbum é uma evidência viva do lugar distinguido de Mela entre os jovens líderes do grupo. Recebeu aclamações críticas por Downbeat, Jazziz, All.about.jazz.com, irockjazz.com entre outros. Foi nomeado para "Latin Jazz Boundary Breaking Album 2011" pelo Latin Jazz Corner, "Release recomendado" do New York City Jazz Record e "Best Best Jazz Takes" pelo Japan's Diskunion. A revista Downbeat deu 4 estrelas à Tree of Life.
FE (2016) é o quarto e mais recente projeto de Francisco Mela como líder. O álbum auto-lançado destaca dois músicos destacados que se juntam a ele para formar The Crash Trio , o pianista Leo Genovese e o baixista Gerald Cannon . Aparecendo como um convidado destaque na gravação, o lendário guitarrista, John Scofield . A resposta precoce ao álbum tem sido extremamente positiva, e o trio recebeu tremendo apoio quando fizeram turnês pelas partes da Europa no início deste ano. FE é de particular importância para Mela e é uma homenagem a seus pais atrasados. O Crash Trio irá realizar este outono até 2017 em apoio ao novo álbum.