Sala Municipal Baden Powell

10 dez 2017
20:00
Rio de Janeiro – RJ

Release

Trio Corcovado faz concerto com repertório de clássicos da MPB

O trio foi criado pelo pianista e arranjador Luiz Eduardo Domingues, com a proposta inicial de apresentar versões instrumentais de canções consagradas da Música Popular Brasileira, utilizando uma formação tradicionalmente explorada na música erudita: piano, violino e violoncelo. De Pixinguinha a Lulu Santos, passando por Cartola, Tom Jobim e Luiz Gonzaga, entre muitos outros, um verdadeiro panorama da produção nacional do século XX é objeto das releituras do trio.

O segundo projeto do Trio Corcovado, que se mantém fiel à sua proposta de abordar composições icônicas da música popular, explora a magia dos Beatles, conjunto que dispensa comentários em relação à qualidade de sua obra e de sua importância para a música mundial.

Do portfólio do Trio Corcovado constam shows no Solar do Jambeiro, Centro de Artes da UFF, Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, Museu Villa-Lobos, Casa Daros, Sala Villa-Lobos – UNIRIO, Casa de Artes de Paquetá, Casa do Choro, Vizinha 123, Centro Cultural Olho da Rua e Bar Semente, entre outros espaços. Em 2016 participou das comemorações dos 80 anos da Rádio MEC se apresentando ao vivo no programa “Antena MEC FM” ​ e​ em setembro desse ano fez seu début no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como uma das atrações do concerto comemorativo dos 50 anos de existência do Instituto Villa-Lobos – UNIRIO, instituição da qual seus componentes são egressos.

Serviço
Trio Corcovado na Sala Baden Powell
Endereço: Av. Nossa Sra. de Copacabana, 360 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
Domingo, 10 de dezembro de 2017, às 20h
Telefone: (21) 2255-1067
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Classificação etária: livre

Sobre os integrantes:

Yuri Reis - Violino
Yuri Reis, natural de Juiz de Fora - MG, iniciou seus estudos no violino em 2003 no Centro Cultural Pró-Música, onde ficou até 2009. Durante esse período atuou como spalla e solista pelas cinco orquestras da casa e lecionou para estudantes da instituição. Formou-se em Bacharelado em violino pela UNIRIO em 2013 na classe do mestre Paulo Bosísio e em 2015 concluiu a Pós-Graduação em Música de Câmara pela FABEL. Foi vencedor do 15º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, no qual também ganhou a premiação especial daquela edição. Em 2009 participou como spalla da orquestra brasileira convidada do Festival Eurochestries (festival de orquestra e coros realizado na França) e também atuou como spalla da orquestra do festival. Em 2010 e 2011 atuou como spalla da OSB Jovem. De 2010 a 2013 atuou como spalla da Orquestra Sinfônica da UNIRIO. Participou de diversos programas da OSB em 2010 e em outros programas pela Orquestra Petrobrás Sinfônica entre 2011 e 2012. Atuou pela Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal em todos os programas das temporadas de 2011, 2012 e 2013. Lecionou violino no Instituto Tocando em Você – RJ e no Projeto Aprendiz - Niterói em 2014 e 2015.Em 2017 foi professor de violino do Festival Conexões Musicais UFF/UNIRIO e do 1º Festival de Música de São Gonçalo. Atualmente é spalla/regente da Camerata de Cordas Villa-Lobos, líder de naipe da Orquestra Sinfônica Nacional – OSN- UFF,
violinista do Cygnuss Crossover, do Trio Corcovado, do YD e da Fractus Camerata.

Mateus Rangel – Violoncelo
Nascido em Campos dos Goytacazes - RJ, Mateus Rangel formou-se Bacharel em Música - terminalidade violoncelo na classe do professor Hugo Pilger pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO em 2014. Foi violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem em 2007, 2010, 2011 e 2012. Participou como violoncelista em renomados festivais de música, tais como: Femusc 2013 (Jaraguá do Sul-SC), 1° Festival de Maio 2013 (Belo Horizonte-MG), Deutsch-Skandinavische Jugend-Philharmonie 2013 (Berlin-Alemanha). V FEIMEP (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba- 2014). Participou em Masterclasses com Fábio Presgrave (SP), Willian Molina (Venezuela), Anne Francis (EUA), Márcio Carneiro (BRA), Antônio Meneses (BRA), Elise Pittenger (USA), Nina Kotova (USA), Cláudio Jaffé (BRA), Matias Pinto (BRA), André Micheletti (BRA), Alceu Reis (BRA) e Martin Ostertag (Alemanha). É violoncelista da Camerata de Cordas da UNIRIO desde 2014. Atualmente leciona como professor de violoncelo no Programa Aprendiz - Música nas escolas em Niterói. Atua como Integrante do Trio Corcovado e, quando solicitado, como violoncelista contratado para programas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Luiz Eduardo Domingues – Piano e Arranjos
Carioca do Flamengo, Luiz Eduardo Domingues iniciou seus estudos de piano aos 11 anos de idade. Teve como principais orientadores Esther Nisembaum, Miguel Scebba, Sílvio Merhy e Myrian Dauelsberg. Também contribuíram decisivamente para sua formação os professores Esther Naiberger, Salomea Gandelman e Homero Magalhães. Possui os títulos de Bacharel em Piano pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Doutor em Música pela UNIRIO. É, desde 1994, professor da UNIRIO, onde leciona Piano popular e Harmonia de teclado. Tem pesquisas desenvolvidas sobre a obra para piano de C. Guerra-Peixe e M. Camargo Guarnieri. Foi premiado em vários concursos de piano nacionais. Apresentou-se com as orquestras Sinfônica de Porto Alegre – OSPA e Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP. Vem atuando regularmente como solista e camerista. Entre seus trabalhos mais significativos como camerista estão o Duo Passuni-Domingues, com o violinista Daniel Passuni (OSB) e o Duo Selene com a pianista Lúcia Barrenechea (UNIRIO). Em 2013 lançou pelo selo Acasadiscos, o CD Pianeiros com obras de Ernesto Nazareth e Francisca Gonzaga, entre outros.

CONTACT US

    Fazer login com suas credenciais

    ou    

    Esqueceu sua senha?

    Create Account