Teatro Popular Oscar Niemeyer

11 nov 2017
11:00
Niterói – RJ

Release

Cia Umbigo de Édipo apresenta “Tudo bem quando termina bem”
O espetáculo é livre com estreia dia 11 de novembro no Teatro Popular de Niterói com música ao vivo

Em cena o Bobo, uma espécie de crítico teatral que mais se assemelha a um humorista de Stand‐Up Comedy, começa a criticar o modo de encenação contemporâneo dos textos shakespearianos. A partir daí, ele é arrebatado pelos personagens da trama que entram em cena levando‐o para dentro da comédia que irá se seguir. Assim começa “Tudo Bem Quando Termina Bem”, uma adaptação contemporânea da Cia Umbigo de Édipo do texto pouco conhecido de William Shakespeare.

A peça gira em torno da plebéia Helena, que ao salvar a vida da rainha, conquista o direito de escolher, entre os homens solteiros da corte, um marido. O escolhido, será o nobre Bertram. Compelido a casar-se por uma ordem real ele fugirá para a guerra. A noiva desdenhada, caberá lançar mão de todos os ardis para ficar com seu marido.“...se nós ainda o ouvimos [Shakespeare] é porque nossa atualidade continua sendo a mesma.”, Gerd Bornheim

“Depois de algumas temporadas e festivais, a cia volta com uma nova versão, onde sofreu transformações em virtude das mudanças acontecidas na vida dos interpretes das personagens, e do próprio momento em que vivemos no país e no mundo”, explica a Diretora da peça Marcela Coelho

No seu original “All's Well That Ends Well”, costumava ser um empasse entre os estudiosos: alguns a classificavam como comédia, outros como tragédia, ainda outros como peça problema.

Baseada na experiência vivida no período das oficinas em que a Cia realizou a peça, cuja primeira temporada foi em 2010, no Parque das Ruínas em Santa Teresa, o resultado é um espetáculo que aproxima o texto de Shakespeare à realidade atual, seguindo de certa forma o desejo do autor em sua época: fazer teatro para todo tipo de público.

“Este diálogo com o contemporâneo e o uso de metalinguagem propõe uma interessante reflexão a respeito de nosso tempo e do papel do público na construção do espetáculo. A montagem traz ousadas transformações na adaptação, tento sido reescrita a partir dos dias atuais. Objetos eletrônicos como celulares, massageados, megafone, microfone, tomam o lugar das plumas, espadas e pergaminhos. Figurinos estruturalistas (armações que definem o papel social dos personagens), música pop, e o cenário político mundial, tornam‐se o pano de fundo para que a companhia remonte e reinvente esse autor tão aclamado por todos”, conta a autora da Peça Luciana Fontenelle

Ainda complementa, “Ao contrário do que é defendido por muitos críticos e estudiosos, o que queremos, não é traduzir sua poesia e sua métrica, respeitando seu linguajar, ou seus pentâmeros. Nossa questão ao investigar esse autor é a maestria com a qual ele retrata o humano. Bem e mal se misturam em função dos anseios de cada personagem, em detrimento de visões mais maniqueístas”.

Cia Umbigo de Édipo

Na sua formação atual a Cia é composta de seis atores egressos da UniRio. Dos quais 4 são bacharéis da instituição e dois ainda estão cursando a mesma. Daniel Leuback é Pós Graduado na Angel Vianna trabalhou no últimos dois anos com a Cia.

Marcela Coelho participou da série Clandestinos de João Falcão e do documentário homônimo do diretor. Diego Braga veio da Cia de Teatro Medieval, da atriz Marcia Frederico e na Cia Limite 151.

Julio Angelo é aluno diretor na UniRio e já se destacou com as montagens de “A Very Potter Musical” e “ Eles não usam Black tie. Para dar o toque final temos uma atriz cursando a Martins Pena, um clown. O produtor e um dos pilares de sustentação da Cia, Gustavo di Mello, surgiu na primeira oficina de Shakespeare que demos na comunidade da Gamboa.

Thaiane Estauber esteve recentemente no musical infantil “A Viagem de Carol”, em cartaz no Rio de Janeiro pela Funarj e SEC, entre muitos outros trabalhos. No palco, a atriz gaúcha cantou, dançou e interpretou uma Boneca narradora.

Ficha Técnica
Dramaturgia
William Shakespeare - com tradução de Luciana Fontenelle e Adaptação de Marcela Coelho e Luciana Fontenelle

Realização:

Cia Umbigo de Édipo e Ahoo! Coletivo Entretenimentos

Direção

Marcela Coelho

Elenco
Daniel Leauback – Bertram de Roussillon
Diego Braga - Parolles
Henrique Conserva – Lorde Dumaine
Gustavo di Mello – Bobo Narrador
Julia Oliveira – Helena de Narbon
Julio Angelo – Lorde Lafeu
Luciana Fontenelle - Condessa de Roussillon
Marcela Coelho - Rainha
Vitoria Rodrigues - Diana
Thaiane Estauber – Violenta

Direção de Produção: Gustavo Di Mello

Produção Executiva: Luciana Fontenelle

Preparação de Ator e Corporal: Diego Braga e Dan Leuback

Trilha Original: Júlio Paredes
Figurino: Daniel Leuback
Iluminação: Gustavo Di Mello
Coreografia: Marcela Coelho
Iluminação: Gustavo di Mello
Adereços e objetos de Cena: Luciana Fontenelle

Banda :
Morgana Martins- Violão
Alexei Henrix – Violino
Clara Borges de Medeiros
Thais Gomes
Alexei Henriques
Lucas Nascimento

Classificação: Livre

Duração: 1 hora e 45 min

Apresentações

Datas: 11 e 12, 18 e 19 de Novembro
Horário: 11 h
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer,
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói - RJ, 24020-011
Telefone: (21) 2613-2734

INGRESSOS: R$ 20,00 INTEIRA / R$ 10,00 MEIA

CONTACT US

    Fazer login com suas credenciais

    ou    

    Esqueceu sua senha?

    Create Account