Release
Música instrumental brasileira e improviso.
O Vento em Madeira se tornou um grupo de compositores que experimenta a música brasileira e agrega a ela elementos camerísticos, rítmos experimentais, dinâmicas eruditas e formas mais extensas. Trata-se de um projeto primoroso, feito por um quinteto de excelentes músicos fortemente vinculados, cada um à sua maneira, à tradição da música instrumental brasileira.
Noite de especial beleza, sob o encanto do quinteto assim descrito por Edu Lobo:
“Terceira Corrente (Third Stream) - era assim que o compositor, trompista e profundo conhecedor de música, Gunther Schuller, americano de Nova Iorque (apesar do nome germânico), costumava se referir a um tipo de música que estava sendo feita por compositores americanos de estilos diversos. George Gershwin, e depois Bill Evans, John Coltrane, Gil Evans, Thelonious Monk, Miles Davis, Chick Corea, Johnny Mandel e tantos outros. Não era música popular, dizia ele, nem tampouco clássica…
Bom, tudo isso pra falar do ‘Brasiliana’, deste quinteto campeão, de São Paulo, o ‘Vento em Madeira’, bom no nome, e nas novidades musicais…
Tem de tudo no CD: ritmos variados, harmonias novas, e sobretudo um rosto, um gosto e um aroma do Brasil o tempo inteiro.
… digo isso com segurança: esse vento vai invadir os corações das pessoas que adoram música verdadeira. E de lá, desses corações, não saem nunca mais.
Brasiliana é muito mais do que um belo título. É, seguramente, uma nova maneira de viver, revolucionar e de reverenciar os nossos sons brasileiros.”
Com Léa Freire (flautas), Teco Cardoso (sax e flautas), Tiago Costa (piano), Fernando Demarco (baixo), Edu Ribeiro (bateria).