Centro Cultural São Paulo

28 out 2016
15:30
São Paulo – SP

Release

A vivência abordará a exploração expressiva e criativa da voz e do corpo como caminho para o aprendizado musical. A expressividade e a musicalidade do grupo são conquistadas a partir da investigação da vocalidade individual de cada participante e suas interações com o grupo. A atividade valoriza e incorpora as diferenças e particularidades de aprendizado e a memória musical de cada indivíduo. Na vivência serão trabalhados processos de criação coletiva (jogos de improvisação, regências compartilhadas, postais sonoros) estimulando a escuta de si e do outro, a percepção do som, do corpo e do espaço, a liberdade estética, a musicalidade pessoal e o trabalho em grupo.

Evento gratuito, sem necessidade de retirada de ingresso ou inscrição
Sala Adoniran Barbosa

O Coro Profana é um coletivo de músicos que pesquisa os diversos aspectos da música vocal e sua relação com o corpo e com a performance. O grupo investiga a vocalidade contemporânea na relação corpo-cena, no limite entre composição e improvisação, em manifestações populares da América latina e do mundo, na música de diferentes épocas, e nas composições de mulheres pertencentes e/ou contemporâneas ao grupo.

No ambiente da performance, questiona os moldes consagrados de um concerto de música, com o intuito de romper as barreiras e limites da relação artista-público, buscando um novo paradigma e ressignificando o ritual do canto coletivo.

O Coro Profana tem realizado ensaios abertos, apresentações, oficinas e outras atividades que lidam com diversos espaços públicos, com objetivo de compartilhar com o público sua pesquisa de linguagem, dissolver a fronteira entre artista e público e formar um público capaz de se relacionar com a escuta para além das formas musicais tradicionais.

O grupo foi criado por estudantes do Departamento de Música da Universidade de São Paulo em 2013, com caráter independente e horizontal, originalmente com o intuito de apresentar trabalhos autorais de jovens compositoras e compositores. Ao longo de sua existência foi adquirindo caráter de laboratório de composição e desenvolvimento de diversos processos criativos por seus integrantes, e hoje em dia configura-se como um grupo de estudos e performance, e plataforma de desenvolvimento de pesquisa em voz e música.

Integrantes: Caio Righi, Carolina Castro, Danilo Sene, José Calixto, Mariana Carvalho, Max Schenkman, Pedro Guimarães, Ritamaria e Sarah Alencar

> Curta a página DACE - Ação Cultural e Educativa
> Confira a programação completa do #CCSP no site: http://www.centrocultural.sp.gov.br/

CONTACT US

    Fazer login com suas credenciais

    ou    

    Esqueceu sua senha?

    Create Account