Release

Entre os dias 1 e 3 de abril, Porto Alegre vai receber a Virada Sustentável Porto Alegre, uma iniciativa que vai reunir debates, oficinas, eventos culturais e esportivos com o objetivo de melhorar a sociedade e sua relação com meio ambiente. Em parceria com a virada, os empreendimentos Marquise 51, Puro Movimento e Nano BizTools se uniram para realizar a primeira Maratona de Empreendedorismo Sustentável | Soluções Criativas para o Mercado da Música.

A maratona utiliza-se da ferramenta #DesignThinking, para identificar e abordar gargalos da cadeia produtiva da música e propor soluções tecnológicas identificados junto aos participantes, através da co-criação. Assim, a oficina irá utilizar métodos e processos que buscam diversos ângulos e perspectivas para solução de problemas, priorizando o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares em busca de soluções inovadoras.

Através de sua programação, a atividade tem o objetivo de incentivar experimentações tecnológicas, unir profissionais do mercado da cadeia produtiva da música, promover oportunidades para o cenário cultural do Rio Grande do Sul, estimular a inovação criativa voltada para a sustentabilidade entre os agentes envolvidos e democratizar o acesso às novas tecnologias, fortalecendo a conexão da música às demandas do público consumidor e criando colaborativamente propostas de soluções tecnológicas para a cadeia produtiva da música.

#INSCRIÇÕES
50 VAGAS
http://migre.me/th4RH

#METODOLOGIA
A oficina será dividida, mas não sequenciada, em: imersão, análise e ideação.

#PROGRAMAÇÃO

01/04 | SEXTA-FEIRA (17h às 22h)
- Apresentação, sensibilização, escolha das ideias e formação de times.

02/04 | SÁBADO (8h30 às 00h)
- Técnicas de observação do público e de refinamento das ideias;
- Modelo de negócios e Prototipação.

03/04 | DOMINGO (8h30 às 19h)
- Continuação Prototipação e validação no mercado;
- Técnicas de pitch, ajustes finais e apresentação para os jurados.
- Premiação*.
*Horas de Consultoria para avançar o negócio.

#MENTORES

Coy Freitas | b!ferraz
Produtor cultural e Diretor geral artístico da plataforma digital Skol Music e da agência B!Ferraz. Coy tem no currículo direção artística e curadoria de projetos como Nokia Trends, Sonar, O GuaraniV.I.A. Gol, Motomix, Coca-Cola PARC e Planeta Terra.

Henrique Fares Leite | Deezer
Diretor de Relações com a indústria musical da Deezer para a América Latina. Trabalhou por 5 anos na Microsoft, onde participou do lançamento de vários produtos de música, como MSN Música França e Xbox Music Brasil. Tem mestrado em Industrias Culturais e Novas Tecnologias pela Universidade de Paris 8. Possui também um selo de música dedicado à exportação da nova música brasileira, Abatjour Records.

Fabiana Batistela | SIM São Paulo - Semana Internacional de Música
Fundou a Inker em 2002. É formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e começou sua vida profissional como repórter da Revista Bizz. Em 2009, ficou entre os três jovens empreendedores da música mais promissores do Brasil e entre os 12 da América Latina no prêmio IYME (International Young Music Entrepreneur) do British Council.

Rodrigo Noll | Start ups
Sócio fundador do site de compras coletivas Viagem Mania com foco em viagens e experiências, onde já atendeu clientes como Rede Blue Tree Hotels and Resorts, Planalto Operadora, Rede Laghetto, Grupo RBS. Responsável pela qualificação e montagem de ofertas e seleção e assessoria de empresas parceiras do site.

Alexandre Foca | Festival DoSol
Integrante da banda Camarones Orquestra Guitarrística, grupo banda instrumental que está entre as que mais tocam no Brasi, América Latina e Europa. Criou em 2002 um dos mais importantes festivais independentes do país, o DoSol em Natal - Rio Grande do Norte - uma marca que também é centro cultural, selo virtual e estúdio.

Marcelo Ferla
Marcelo Ferla nasceu em Montenegro, em 1965. É jornalista especializado na área musical. Colabora para diversas publicações nacionais e é autor de Segredo rebelde (Futuro, 2006), Música eletrônica (Abril, 2004) e Imortal tricolor (L&PM, 2003), que conta a história centenária do Grêmio Foot-ball Porto-Alegrense.

Mauricio Filippon
Analistas de Sistemas, Fundador e Diretor da Done TI, Associado honorário do IEE e IFL-SP, apaixonado por jogos de 8 bits, drop out, empresário no setor de TI, investidor e aventureiro no universo de start ups.

Gustavo Nogueira | Perestroika
Com formação em Publicidade, Design e Arquitetura da Informação, trabalha há 10 anos na área de Comunicação. 7 anos em Planejamento Estratégico, 2 deles em São Paulo na agência digital F.biz, onde desenvolveu estratégias para empresas como Anhanguera Educacional, Motorola, PepsiCo e Unilever. Em 2014, desembarcou em Porto Alegre e seguiu unindo seu conhecimento e experiência nas áreas de Tecnologia e Comunicação para marcas como Universidade Feevale, Multiplan Shopping Centers e Sistema Dez, por meio de conceitos e iniciativas multidisciplinares, e ministrando disciplinas de Estratégia Digital em cursos de extensão da ESPM. Hoje integra o time do braço de tecnologia e inovação da Perestroika.

Roger Lerina
Jornalista, editor desde maio de 1999 da coluna Contracapa (artes, cultura e entretenimento), publicada de segunda a sábado no Segundo Caderno do jornal Zero Hora. Repórter cultural do caderno de variedades de ZH, é crítico de cinema. Editou pela Artes & Ofícios Editora, entre outros títulos, a coletânea de textos “Cinema – Um Zapping de Lumière a Tarantino” (1995), de Luiz Carlos Merten, crítico de cinema do jornal O Estado de S. Paulo. Roteirizou os quatro episódios da série de documentários para a televisão “Sul sem Fronteiras” (2000), sobre aspectos da cultura e da história gaúchas, produzida pela Zeppelin Produções e veiculada nacionalmente pela rede TVE. Integrou o Júri da Fipresci (Federação Internacional dos Críticos de Cinema) no 13º Festival Internacional de Cine de Punta del Este, em 2010, e no Festival do Rio 2011. Fez parte do Júri Oficial da competição de curtas-metragens nacionais do 36º Festival de Cinema de Gramado, em 2008, e o Júri da Crítica do 39º Festival de Cinema de Gramado, em 2011.

#BANCA

Carlos Eduardo Miranda
É um produtor musical brasileiro. Na década de 1990, com os selos Banguela Records e Excelente, lançou nomes como Raimundos. Como produtor musical lançou, entre outros grupos, Skank, O Rappa, Virgulóides, Blues Etílicos, Cordel do Fogo Encantado, Cansei de Ser Sexy, Móveis Coloniais de Acaju, MQN, Mundo Livre SA e o primeiro disco da Graforréia Xilarmônica, Coisa de Louco II e também criou e dirigiu o site Trama Virtual, que é um projeto de distribuição online de artistas independentes por MP3.

Diego Saldanha
CEO Alpha Venture Capital S/A possui mestrado em Programa de de Pós-Graduação em Odontologia UFRGS pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é analista de dados - Hookit. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração e Análise Financeira e Análise Multivariada de Dados.

Iuri Freiberger
Empreendedor, Musico e Produtor Musical, Professor Universitário, Gerente de Projetos e Articulador e Assessor Politico. Trabalha há 20 anos no setor cultural e no mercado musical, como instrumentista, produtor musical, acadêmico, empreendedor e articulador do setor, via universidade, via poder publico. Produziu mais de 100 discos, por todos país, realizou mais de 2000 apresentações ao vivo, fez direção técnica e curadoria de festivais, também projetou estúdios. Como professor universitário, em produção musical, desenvolveu projetos com governos e programas no setor criativo. Recentemente trabalhou como assessor na Secretaria de Cultura do Estado do RS, desenvolvendo o programa RS Criativo, para estimular o setor criativo do estado. Agora é mestrando em Design Estratégico pela Unisinos.

#FACILITADORES

Carlos Idiart
Empreendedor, designer premiado, design thinker, artista transmídia e pesquisador independente - Presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do RS – Diretor nas empresas Napalm Studio e Kayumo, desenvolvedoras de Serious Games, Edutainement e Jogos para entretenimento - Consultor Design e imagem corporativa – Consultor de inovação e curador da Bits Global Conferences - Co-fundador do Coletivo Thinkers Poa. - Mais de 10 anos de experiência na direção de criação e planejamento de campanhas publicitárias e estratégias digitais - Participou da co-criação de vários projetos baseados em redes de inovação abrangendo várias áreas do conhecimento.

Lucas Hanke
Músico, compositor e produtor cultural, nascido em Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul. Lucas Hanke conta com uma experiência de 20 anos no setor musical, sendo fundador da banda Identidade e colaborador em diversas bandas estabelecidas no mercado como Júpiter Maçã, Os Replicantes e Santiago Neto Y Los MIsionerotrónicos. Há 8 anos é sócio-fundador da empresa Marquise 51 Records, empreendimento criativo que trabalha com os 360 graus da indústria musical e é referência nacional no setor. Como produtor cultural foi idealizador e coordenador de inúmeros projetos como Festival Marquise 51, Música Ao Pôr do Sol, São Léo Efervescente e Rock JR e produtor executivo de grandes nomes do rock gaúcho.

Marta Dueñas
Jornalista e publicitária tendo atuado em consultorias, empresas e área pública na gestão e desenvolvimento de projetos de comunicação integrada, comunicação criativa e marketing. Foi Diretora de Marketing das Emissoras TVE e FM Cultura, Diretora de Publicidade e Secretaria Adjunta de Comunicação no Governo do Estado. Pesquisadora, comunicadora, curiosa, focada em comunicação, marketing e relacionamento. Foi coordenadora equipe de comunicação da Câmara de Vereadores e é instrutora da ABRH no tema desenvolvimento de líderes e comunicação interna. Empreendedora, foi sócia da primeira loja especializada em suplementos para mulheres e com produtos cruelty free. Ativista e voluntária nos movimentos dos direitos dos animais e movimentos comunitários de urbanismo.

Mari Martinez
Jornalista graduada pela PUCRS com especialização em Design Gráfico. Trabalhou na gestão de políticas públicas para a cultura por 10 anos, desenvolvendo trabalhos como o Fórum Permanente de Economia da Cultura na Assembleia Legislativa do RS e o programa transversal RS Criativo para o Governo do Estado. Atualmente é CEO do Hub Criativo Marquise 51. No setor cultural tem extensa experiência em comunicação visual para festas, festivais e bandas, como Jupiter Apple, Cartolas, Identidade e Santiago Neto y Los Misionerotrónicos. Mariana é a responsável pelo logotipo e identidade visual da Marquise 51 Records e dos festivais Morrostock, Rock Gaúcho Cervejeiro e Música ao Pôr do Sol. Como designer assina os encartes dos cds "Jogo Sujo" e "AntiguidadesxModernidades" da banda Identidade, "2010", da banda Os Repicantes. É integrante do coletivo Produtores RS e foi nomeada finalista do Prêmio Profissionais da Música 2016 como melhor produtora de eventos do Brasil.

Sarah De Almeida Brito
Sarah Brito é produtora cultural de vocação e administradora de formação, pós-graduada em Gestão de Projetos pela FGV e Cultura Digital pela UNISINOS. Atua como profissional autônoma na assessoria de planejamento e gestão desde 2002, realizando projetos em parceria com o Ministério da Cultura, IPHAN, Instituto Brasileiro de Museus, FUNARTE, Petrobrás, entre outros. É fundadora da Puro Movimento, organização co-realizadora da maratona.

REALIZAÇÃO
Puro Movimento, Nano BizTools, Audio Porto e Marquise 51
APOIO
Virada Sustentável Porto Alegre

0 Comentários

Envie uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTACT US

    Fazer login com suas credenciais

    ou    

    Esqueceu sua senha?

    Create Account